Minas por Região
Governador

16h15min - 02 de Junho de 2014 Atualizado em 16h15min

VÍDEO: Alberto Pinto Coelho participa da inauguração da sede corporativa da Anglo American no Brasil

Com a nova unidade inaugurada nesta segunda-feira na capital, os quatro negócios da empresa no país terão seus escritórios centrais localizados em BH

O governador Alberto Pinto Coelho participou nesta segunda-feira (02/06), em Belo Horizonte, da inauguração oficial da sede corporativa do grupo Anglo American no Brasil. A partir de agora, todos os negócios da companhia – minério de ferro, níquel, nióbio e fosfatos – terão seus escritórios centrais localizados na capital mineira. O evento de inauguração contou com a presença do presidente global do Grupo, Mark Cutifani, além de empregados dos diversos negócios no país.

"Este é um marco importante na nossa história de 40 anos no Brasil e reflete a amplitude e a escala de nossos negócios no país e em Minas Gerais. O Brasil se beneficiou dos maiores investimentos da Anglo American nos últimos anos, quando investimos cerca de R$ 40 bilhões  no país, entre 2007 e 2015. A mudança dos nossos negócios Níquel, Nióbio e Fosfatos para Belo Horizonte aumenta a nossa capacidade de colaborar e compartilhar as melhores práticas em todas as nossas unidades de negócios. A capital mineira foi uma escolha natural dada a presença já estabelecida em Minas Gerais e a reputação da cidade como centro de excelência para a mineração no Brasil”, destacou Mark Cutifani.

“A implantação do escritório da Anglo American em Belo Horizonte vem ao encontro dos principais propósitos do Governo de Minas de atração de investimentos e decisões para o Estado, dentro da premissa de tornar este o melhor estado para se viver e investir”, afirmou o governador Alberto Pinto Coelho. “O volume de investimentos anunciados e implementados especialmente pelo setor privado nos últimos anos é uma prova inequívoca da confiança que o empreendedor tem em Minas e na governança aqui implantada. A parceria com a Anglo American será muito frutífera, tenho certeza, para todos”, conclui.

Segundo a empresa, até meados de julho, cerca de 400 empregados de Níquel, Nióbio & Fosfatos passarão a ocupar quatro andares do prédio onde já está localizada a Unidade Minério de Ferro Brasil, no bairro Santa Lúcia. “A transferência de nossa sede para Belo Horizonte também representa um passo importante no processo de integração dos negócios níquel, nióbio e fosfatos, que teve início no ano passado”, afirmou Ruben Fernandes, presidente de Níquel, Nióbio & Fosfatos. “Com a nova estrutura, esperamos maior integração e sinergias entre nossos processos. O centro estratégico de nossas operações permanece em Goiás, onde estão nossas minas e a maioria de nossas operações. Mas em termos corporativos, a proximidade com a equipe de Minério de Ferro Brasil é muito positiva, facilitando a troca de melhores práticas, fortalecendo a presença e a identidade da Anglo American no Brasil”, reforça Fernandes.

“Termos todos nossos times sob um mesmo teto, em Belo Horizonte, reforça ainda mais a missão da Anglo American no Brasil: ser a empresa de escolha para seus investidores, empregados e parceiros de negócios. Vamos continuar a trabalhar de forma segura e responsável, com fazemos há 40 anos no Brasil, agora de forma mais unida do que nunca”, destaca Paulo Castellari, presidente da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil.

A previsão de conclusão da mudança do setor de Níquel, Nióbio & Fosfatos, que envolverá as áreas da Presidência e Diretoria, Administração, Recursos Humanos, Comunicação e Gestão Social, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional, entre outras, é para agosto desse ano. A Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil manterá sua presença no estado do Rio de Janeiro com escritório localizado na capital fluminense.

Projeto Minas-Rio

A Anglo American atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no país atuando em quatro setores industriais: minério de ferro, com o Projeto Minas-Rio, em fase final de implantação nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro; níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; fosfato, com as operações nas cidades de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP), e nióbio, presente em Catalão e Ouvidor.

O Projeto Minas-Rio é o maior investimento nacional e global da empresa, com aportes de aproximadamente R$ 20 bilhões, e conta com 88% de avanço físico geral. O empreendimento inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; um mineroduto com 525 quilômeros de extensão; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da Prumo Logística com 50% de participação, localizado em São João de Barra (RJ). O primeiro embarque de minério de ferro do Projeto Minas-Rio será realizado no final de 2014 e a capacidade de produção será de 26,5 milhões de toneladas anuais.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato