Minas por Região
Governador

17h06min - 24 de Outubro de 2012 Atualizado em 09h23min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Anastasia lança projeto piloto para viabilizar ônibus a gás natural na Região Metropolitana de BH

Desenvolvida na Europa, tecnologia inédita no Brasil trará mais benefícios ambientais e econômicos

O governador Antonio Anastasia presidiu, nesta quarta-feira (24), a cerimônia que marcou a implantação de um projeto piloto para testar a viabilidade de uso de ônibus movidos a gás natural no transporte público na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A iniciativa é uma parceria entre a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), a montadora Iveco e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Metropolitano (Sintram).

Um ônibus, produzido pela Iveco e movido a gás natural fornecido pela Gasmig, começará a circular na próxima segunda-feira (29) na linha 1280 Lindeia – Via Cidade Industrial - Belo Horizonte. O modelo do ônibus foi desenvolvido na Europa e será testado pela primeira vez no Brasil, para avaliar o comportamento do veículo nas condições reais do país.

“Trata-se de uma experiência, tenho certeza, que já nasce vitoriosa. Nós estamos colocando, no mesmo experimento, iniciativas extremamente positivas. Temos de um lado a tecnologia de uma empresa avançada, a Iveco, de primeiro mundo, globalizada e que está trazendo para nós algo muito positivo que é esse novo ônibus. E, por outro lado, temos aqui um combustível, que queremos, seja cada vez mais um combustível fundamentalmente mineiro, se Deus quiser, com gás da nossa bacia do São Francisco, cuja exploração já se encontra avançada. Certamente, teremos auspiciosas notícias cada vez mais próximas, para que o funcionamento dessa frota seja consolidado e ela se estenda também para outros Estados”, afirmou o governador, lembrando das pesquisas feitas pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) para exploração comercial do gás natural no Vale do São Francisco, na região Central do Estado.

O teste com ônibus será realizado durante os próximos seis meses. A intenção é incentivar a utilização do gás natural em veículos pesados. O sistema já é amplamente utilizado no transporte público de passageiros em países da Europa, como França, Itália, Espanha e Inglaterra, e nos vizinhos Venezuela, Argentina e Colômbia.

“A Gasmig está de parabéns por esse trabalho. Acreditamos nas iniciativas do poder público com parcerias que são fundamentais. Portanto, vamos ver circulando por nossa cidade esse ônibus. Vamos ficar atentos a ele porque, quem sabe, daqui a alguns anos, vamos estar usando para o transporte coletivo ônibus fabricados em Sete Lagoas, com a tecnologia Iveco, movidos a gás extraído de nossas jazidas no Vale do São Francisco e seremos todos ainda mais felizes do que já somos”, afirmou Anastasia.

Para o presidente da Gasmig, João Vilhena, a iniciativa é um primeiro passo que poderá significar a melhoria da qualidade de vida do cidadão mineiro. “Hoje nós estamos dando o primeiro passo em uma estrada que vai nos conduzir a um grande projeto. O convênio que agora é assinado com o beneplácito do governador Anastasia viabilizará a circulação na Região Metropolitana de Belo Horizonte de um ônibus 100% movido a gás pelos próximos seis meses. Significa que, durante esse período, teremos a oportunidade de comprovar o que já é realidade em várias grandes cidades do mundo: que o transporte público em veículos a gás natural torna muito melhor o ar que respiramos e que o ônibus é mais silencioso e tem um custo operacional bem menor”, afirmou.

O presidente da Iveco, Marco Mazzu, confirmou que a empresa começará a fabricar ônibus na planta instalada em Sete Lagoas, na Região Central de Minas, e destacou o trabalho em parceria com o Governo do Estado. “Temos orgulho dessa parceria e temos a certeza de que esse projeto coloca Belo Horizonte e o Estado de Minas Gerais como pioneiros no país na utilização de veículos urbanos movidos com GNV. Além disso, a Iveco tem a plena convicção que este projeto será, não somente uma vitrine para um grande número de prefeituras e empresas parceiras, mas uma comprovação de que o GNV é uma solução técnica e economicamente viável e que traz verdadeiros benefícios para nossos clientes e para o meio ambiente. Aproveito para agradecer novamente ao governador Anastasia pela parceria. Temos orgulho de investir nesse Estado”, disse Mazzu.

Vantagens

Além do benefício da redução do custo operacional, que poderá variar de 10% a 30%, reduzindo, futuramente, as tarifas do transporte, os veículos movidos a gás natural apresentam um nível de ruído de seis decibéis abaixo do nível emitido pelo mesmo modelo de veículo a diesel.

Com relação ao meio ambiente, os ganhos são ainda mais expressivos em comparação com o modelo a diesel. Os motores a gás natural emitem 95% menos óxido de nitrogênio, substância que causa chuva ácida e agride a camada de ozônio, e 99% menos material particulado (poeiras, fumaça e partículas sólidas). E, ao contrário do diesel, a queima do gás natural não produz óxido de enxofre e elimina 22% menos gás carbônico no ar.

Ônibus

O ônibus em teste é o Eurorider, um veículo urbano, 4x2, movido a GNV, com motor FPT Cursor 8, câmbio automático e suspensão pneumática, desenvolvido na Europa. Ideal para aplicações rodoviárias e, futuramente, urbanas, o Iveco Eurorider tem capacidade para 42 passageiros sentados e 35 em pé. Na Europa, há cerca de 3 mil ônibus urbanos da Iveco em circulação. A montadora já comercializou mais de 12 mil unidades desses veículos em diversos países. A América do Sul é hoje o foco da Iveco na introdução dessa tecnologia.

Bônus

A promoção “Vou no Gás” está concedendo, desde maio de 2011, bônus de 300 ou 600 metros cúbicos de gás natural para motoristas que adaptarem seus veículos ao uso do GNV. Os bônus de 600 metros cúbicos, o dobro da quantidade oferecida a particulares, são destinados a taxistas, frotistas e autoescolas e são suficientes para rodar até oito mil quilômetros sem pagar pelo abastecimento. A promoção é válida também para a aquisição de veículos zero quilômetro adaptados de fábrica.

Na segunda etapa da promoção, prorrogada em agosto, o bônus passou a ser concedido somente a veículos que utilizarem os kits de GNV de quinta geração, tecnologia mais avançada que preserva a potência e a eficiência do motor movido a gás natural. A tecnologia é voltada a todos os tipos de veículos e, principalmente, aos que possuem injeção eletrônica multiponto e motores mais potentes. Atualmente, existem 78 postos de GNV em funcionamento em Minas Gerais.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato