Minas por Região
Cultura | Governador

22h42min - 27 de Agosto de 2013 Atualizado em 09h11min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Antonio Anastasia, Dilma Rousseff e Eliane Parreiras enaltecem importância do CCBB

Centro Cultural Banco do Brasil é um marco para o Estado, destacam o governador de Minas, a presidente da República e a secretária de Cultura

Circuito Cultural Praça da Liberdade, um dos maiores e mais importantes redutos da arte, da cultura e do entretenimento no país, ganha mais um reforço de peso. Foi inaugurado nesta terça-feira (27), na capital mineira, o Centro Cultural Banco do Brasil, que passa a integrar o complexo da Praça da Liberdade. Agora, já são nove os espaços existentes no Circuito Cultural, em que predomina a diversidade artística. Desde 2010, data de sua implantação, o local já atraiu quase dois milhões de visitantes.

A solenidade de inauguração contou com as presenças do governador Antonio Anastasia e da presidente Dilma Rousseff. Até o fim de 2014, o Circuito Cultural Praça da Liberdade vai reunir 12 espaços, entre museus históricos, artísticos e temáticos, centros culturais, bibliotecas e espaços para oficinas, cursos e ateliês. Os três últimos espaços estão em processo de implantação: a Casa Fiat de Cultura, o Inhotim Escola e o Museu do Automóvel. O CCBB está aberto ao público já a partir desta quarta-feira (28).

Ao lado da presidente da República, Dilma Rousseff, o governador de Minas, Antonio Anastasia, destacou que o Circuito Cultural Praça da Liberdade já representa um dos grandes legados, não só para os mineiros, mas para turistas e artistas de todo o mundo. “Nós temos na cultura um valor intrínseco ao ser humano. Temos a necessidade de cultura, porque ela alimenta nossa alma, alimenta nosso intelecto. E quando nós tivemos em Minas, há alguns anos, a ideia do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, foi com esse propósito, de termos aqui prédios transformados em casas de cultura, abertas à população para permitir uma grande interação entre as pessoas e a manifestação cultural não só dos mineiros, mas dos brasileiros e também de artistas internacionais”, afirmou o governador.

Anastasia lembrou ainda, em seu pronunciamento, que, no mês passado, foi lançada uma nova museografia do Palácio da Liberdade, criada pelo curador e designer Marcello Dantas – aberta ao público neste mês. Outros museus já abertos à visitação no circuito são o Espaço TIM UFMG do Conhecimento, que tem um dos oito planetários mais modernos do mundo e um observatório de última geração; o Museu das Minas e do Metal, que utiliza a tecnologia de forma lúdica e criativa para apresentar o universo dos metais, dos minérios e seus componentes; e o Memorial Minas Gerais – Vale, que instiga o visitante a descobrir a história e os costumes mineiros de uma forma diferente e interativa. Ainda fazem parte do complexo o Centro de Arte Popular da Cemig, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Arquivo Público e o Museu Mineiro.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato