Minas por Região
Copa do Mundo

11h44min - 12 de Junho de 2014 Atualizado em 11h44min

VÍDEO: Arquitetura de Belo Horizonte é destaque no último vídeo da série Minas na Copa

Praça da Liberdade e o Complexo da Pampulha são alguns dos destaques da cidade, em sua diversidade arquitetônica que vai do Art Decó ao modernismo

A série de reportagens Minas na Copa, produzida pelo Núcleo de Rádio e TV da Superintendência Central de Imprensa do Governo do Estado, apresenta o seu último vídeo, com destaque para a essência da arquitetura de Belo Horizonte.

Nesta reportagem de desfecho, entram em campo os detalhes da diversidade arquitetônica da capital mineira, um diferencial a mais para que os turistas e delegações, presentes em solo mineiro para acompanhar a Copa do Mundo, desfrutem da história e das riquezas culturais de Minas Gerais.

A Praça da Liberdade, concebida para ser o centro do poder executivo de Minas Gerais, em 1895, é um desses atrativos. Ela foi construída, originalmente, para abrigar os prédios do Palácio do Governo e Secretarias do Estado, em estilo eclético, com influência  neoclássica.  Ao longo da história, a Praça incorporou novos edifícios com estilos arquitetônicos variados, como o Edifício Niemeyer e a Biblioteca Pública, em estilo moderno, o Palácio Cristo Rei em estilo Art Decó e o pós-moderno Rainha da Sucata. Hoje, é um dos cartões postais da cidade e reúne um precioso acervo histórico e cultural de Minas Gerais.

Os exemplos continuam por toda a cidade. Considerado símbolo da ousadia na arquitetura belo-horizontina, por causa das efígies de índios na fachada, o edifício Acaiaca, na região central da capital, por exemplo, foi inaugurado em 1947 e possui estilo art-déco. Já o Complexo da Pampulha foi construído pelo ex-prefeito Juscelino Kubitschek, a partir dos anos 40. Para a construção, o ex-prefeito contou com a ajuda do arquiteto Oscar Niemeyer, do paisagista Burle Marx e do pintor Candido Portinari.

Outro ponto de destaque em Belo Horizonte é a Pampulha. A região é símbolo da história de Minas e do Movimento Moderno Brasileiro. Lá, os turistas podem encontrar monumentos como o Iate Clube (1944), o Cassino (1943), a Casa do Baile (1943) e a Igreja São Francisco de Assis (1945).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato