Minas por Região
Esportes

16h57min - 11 de Outubro de 2012 Atualizado em 09h23min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Atividades na arena de vôlei de praia reforçam conceitos de cidadania e saúde

Crianças e adolescentes foram convidados a conhecer o espaço em que grandes estrelas do esporte jogam amanhã; público também aproveitou para praticar

Nesta quinta-feira (11), data em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) trouxe até a arena de vôlei de praia montada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, 72 crianças e adolescentes do projeto Juventude e Polícia e 50 jovens da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom) -  que trabalham na sede do Governo - para conhecer de perto a estrutura do maior evento da modalidade no Brasil, onde eles também praticaram a modalidade.

Segundo o subsecretário da Juventude, Gabriel Azevedo, o objetivo da iniciativa é criar ferramentas para que estes jovens em situação de risco social sejam protagonistas de suas vidas por meio do esporte e da prática de uma vida mais saudável. “Propiciar esse momento potencializa esse desejo entre eles. Hoje, durante a aula, eles puderam perceber este universo e esse contato pôde despertar entre eles a vontade de ser um futuro atleta. Quem sabe não saía daqui um futuro medalhista olímpico. Temos que fazer os jovens acreditarem neles mesmos”, enfatiza o subsecretário. 

A proposta, chamada de “clínica”, ofereceu aos jovens atividades nas mesmas quadras que serão utilizadas, a partir desta sexta-feira (12), pelas estrelas que disputarão a Etapa Open do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia.

O monitor da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), ex-atleta e educador físico, Gustavo Arruda, explica que, durante a experiência na areia, os jovens tiveram a possibilidade de um primeiro contato com o esporte, compreenderam melhor as regras e foram estimulados à prática da atividade física. “Acredito que eles se conscientizam sobre a importância de uma vida saudável e percebem que existem outras modalidades, além do futebol, que também são muito interessantes”, diz o monitor.

Durante uma hora de oficina, os jovens puderam notar o que diferencia o vôlei de praia do indoor. Uma delas é o tamanho da quadra, que, no esporte convencional, tem a medida de 18x9m e na areia 16x8m, justamente para facilitar o deslocamento durante a partida, já que em cada lado jogam apenas duas pessoas. Outra peculiaridade da modalidade é quanto à recepção, que deve ser feita por manchete e não por toque. “São modalidades bem distintas”, destaca Gustavo.

Experiência inusitada

O trabalhador da Assprom, Mateus Henrique Silveira, de 17 anos, conta que a experiência foi inusitada, mas bem positiva. “Gosto de vôlei e nunca me imaginei jogando na mesma quadra dos profissionais. Agradeço a Deus por esta oportunidade, que me incentiva a continuar a praticar exercício físico na escola e durante meu lazer”, relata.

“É emocionante”, define Neiriane Rosa, de 21 anos, integrante do programa Juventude e Polícia e apaixonada por esporte. “Como são só dois atletas, o jogo é mais dinâmico, eles têm que pensar rápido. Além disso, tem o efeito do vento, o sol no rosto, que tornam as disputas fantásticas”, aponta Neiriane. Para ela, jogar pela primeira vez na areia foi inexplicável. “Quando soube do campeonato na Cidade Administrativa achei bem estranho, mas quando vi como ficou, achei maravilhoso”, afirma.

Para o coordenador do Juventude e Polícia, sargento Johnyy, que atende jovens moradores de vilas e favelas de Belo Horizonte, momentos como este ajudam a tornar os jovens mais conscientes e cidadãos. “Acho que isto faz com que eles aprendam mais sobre a importância do espírito e a resolverem seus problemas”, declara o sargento.

Circuito Open

O Circuito Open começa nesta sexta-feira (12), entre 8h e 17h, quando serão realizados, na arena esportiva montada na Cidade Administrativa, 32 jogos, todos válidos pela primeira fase da competição. No sábado (13), a programação começa às 14h, com as quartas de final, e tem sequência a partir das 19h, com as semifinais. As finais acontecem na manhã de domingo, a partir das 8h. Os jogos serão realizados na quadra central da arena.

Organizado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), em parceria com o Banco do Brasil (BB), Federação Mineira de Voleibol (FMV) e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), o evento tem entrada gratuita e os jogos acontecem durante todo o dia.

O Circuito veio a Belo Horizonte pela última vez em 2000 e, de lá para cá, passou por diversas cidades do interior de Minas Gerais. A última edição realizada em terras mineiras aconteceu em 2010, no município de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Ao todo, 15 edições do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia passaram Minas Gerais, tendo a mineira  Ana Paula vencido três etapas consecutivas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato