Minas por Região
Governador

18h16min - 06 de Maio de 2014 Atualizado em 18h17min

VÍDEO: Atração de novos investimentos e parcerias faz parte do planejamento de Minas para a Copa

Governador Alberto Pinto Coelho apresentou a empresários os preparativos para a Copa. Estado vai intermediar reuniões de negócios durante o evento

Governo de Minas, por meio das secretarias de Turismo e Esportes, Saúde e Transporte e Obras Públicas e da Polícia Militar, e a Prefeitura de Belo Horizonte apresentaram, nesta terça-feira (06/05), na Cidade Administrativa, o planejamento para a Copa do Mundo a empresários e líderes de entidades empresariais.

Durante o encontro, o governador Alberto Pinto Coelho ressaltou a importância da reunião para que as entidades de classe conheçam as ações estatais que serão executadas durante o evento em Belo Horizonte. Alberto salientou que a realização da Copa transcende o próprio espetáculo, sendo uma oportunidade para que Minas seja cada vez mais conhecida internacionalmente. “Nossa expectativa é que a presença de turistas de várias nações possa estimular, cada vez mais, negócios e futuras parcerias para o desenvolvimento do turismo em nosso Estado”, disse.

O secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, destacou o trabalho realizado pelo Governo de Minas para atrair turistas estrangeiros para o Estado durante os jogos da Copa.

“Esse trabalho tem sido feito há muito tempo, com diversas instituições envolvidas, não só a Saúde, Segurança, mas temos aí um rol de projetos e que foram testados na Copa das Confederações. A Copa do Mundo vai nos trazer, aproximadamente, metade do estádio em cada jogo com estrangeiros e isso é muito importante para a nossa promoção internacional”. De acordo com os ingressos comprados para a Copa, cerca de 140 mil estrangeiros passarão por Belo Horizonte durante o evento.

Para aproveitar a presença de turistas e empresários na capital mineira nos dias de jogos ou próximos a eles, Tiago Lacerda falou sobre projeto a ser desenvolvido pelo Governo de Minas e pela Prefeitura de Belo Horizonte na véspera de cada jogo. Segundo o secretário a meta é realizar reuniões na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), entre pessoas que venham de outros países para assistir aos jogos de suas equipes com empresários e representantes de empresas mineiras, visando apresentar as potencialidades do Estado e também conhecer esses países, para que possa haver essa troca comercial e esse estímulo ao desenvolvimento econômico de Minas.

Parceria

Alberto Pinto Coelho também destacou a parceria entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte, que, segundo ele, serve de exemplo para os demais estados brasileiros. “O trabalho desenvolvido pela equipe do prefeito Marcio Lacerda e várias áreas do Governo de Minas é uma demonstração inequívoca da importante parceria entre os entes federados. Essa parceria é exitosa em todos os sentidos, não se restringindo apenas ao evento, mas ao interesse público de estimular o desenvolvimento em nossa capital”, afirmou.

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, também destacou o planejamento em conjunto e a parceria entre o Governo de Minas e o município para a realização do evento. “Desde o momento em que Belo Horizonte foi definida como uma sede da Copa, nós nos juntamos ao Governo do Estado para fazermos um planejamento estratégico conjunto. Em Minas, o Governo do Estado e a prefeitura, no conjunto das suas ações, demonstrarão, ao final, o avanço muito positivo comparando ao que se fez em outros estados. Isso se deve ao avanço gerencial que nós tivemos na condução da gestão pública aqui em Minas Gerais desde 2003”, disse Marcio Lacerda.

Segurança

Durante o evento, a Polícia Militar apresentou o seu plano de operação para o evento que vai de 23 de maio até 17 de julho. Para a Copa, a Polícia Militar irá disponibilizar 12.185 policiais para atuação estratégica nos aeroportos, principais pontos turísticos, nos setores hoteleiros, nas fan fests do Expominas, Mineirão e na Arena Independência, nos terminais de mobilidade urbana e também nos Centros Oficiais de Treinamento (COT) e nos Centros de Treinamento de Seleções (CTS).

A Polícia Militar contará com uma moderna frota de veículos para atuação nos dias de jogo, incluindo 80 viaturas – modelo L200 - para ação durante os eventos. A corporação terá à disposição imageadores aéreos, uma plataforma de observação elevada, um Centro de Comando Móvel, além de kits antibombas. A PM também contará com 245 câmeras de videomonitoramento, viaturas com tecnologia avançada, além de um posto médico avançado no Mineirinho para atender policiais feridos em caso de acidentes ou confrontos. Também os integrantes da corporação passaram por cursos de capacitação, incluindo aulas de idioma.

Durante a apresentação, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Sant´Ana, destacou a preparação da corporação para a Copa do Mundo. “Nossa experiência com relação à Copa das Confederações nos deu uma experiência muito importante a respeito de um grande evento. Estamos unindo os nossos esforços para que o cidadão mineiro, o brasileiro e o estrangeiro passem esses dias em Belo Horizonte com tranquilidade”, afirmou.

Saúde

Dentre as medidas realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde para a Copa do Mundo estão a compra de equipamentos e adequações de quatro hospitais em Belo Horizonte: João XXIII, Eduardo de Menezes, Odilon Behrens e Risoleta Tolentino Neves. O João XXIII será referência no atendimento a pacientes contaminados com agentes químicos e radiológicos. Já o Hospital Eduardo de Menezes será referência no atendimento a pacientes contaminados com agentes biológicos.

Durante a reunião, o secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, falou que, até agora, Minas Gerais é o único estado que cumpriu todos os protocolos exigidos pela Fifa. “A informação que temos é que Belo Horizonte é a única das 12 sedes que já cumpriu todos os requisitos apresentados pela Fifa. Viramos hoje uma das referências do país em relação à organização para a Copa”, afirmou.

Nos dias de jogos, a Secretaria de Saúde vai atuar no Mineirão com um posto médico avançado, com sete médicos, três enfermeiros e 10 auxiliares de enfermagem. Nas fan fests, no Expominas, também haverá posto médico, que será utilizado em caso de situações com várias vítimas.

No Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, o Posto Médico ficará à disposição durante 42 dias e será utilizado em caso de ocorrências com múltiplas vítimas. A equipe de plantão será composta por dois médicos. Além destes locais, dois postos médicos ficarão disponíveis no 1º e 3º Batalhão do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom) para serem utilizados em situações de emergência.   

Os investimentos e capacitações realizados pela Saúde para a Copa também incluíram aquisição de um helicóptero, exercícios simulados nos hospitais de Belo Horizonte, Aeroporto Internacional Tancredo Neves e no Mineirão, disponibilização de 18 ambulâncias avançadas, sendo seis de reserva, entre outras aquisições.

Mais investimentos

Durante a reunião, o secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Fabrício Sampaio, falou sobre os investimentos realizados para dotar o Aeroporto Internacional Tancredo Neves de duas vias de acessos duplicadas e com boa trafegabilidade até Belo Horizonte. As obras incluíram a duplicação do acesso Norte do Aeroporto, ligando-o à rodovia MG-424, no Distrito de Dr. Lund, e obras de recuperação do pavimento da MG-424, do entroncamento com a MG-010 até o entroncamento com a LMG-800, no Distrito de Dr. Lund. Essas obras serão finalizadas até o fim de maio e receberam investimentos de R$ 373 milhões do Governo de Minas.

 

Clique aqui para conferir o Projeto Saúde na Copa

Clique aqui para conferir a apresentação da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes sobre a organização da Copa

Clique aqui para conferir o Planejamento da PMMG para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato