Minas por Região
Turismo

12h54min - 03 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 10h26min - 04 de Fevereiro de 2014

VÍDEO: Caminho Religioso da Estrada Real recebe as primeiras placas de sinalização

Até o mês de abril o caminho estará completamente sinalizado com 64 Placas Interpretativas e 38 paraciclos

Começou nesta semana a instalação das placas de sinalização do Caminho Religioso da Estrada Real (CRER). Na primeira etapa, que vai até o dia 23 de janeiro, serão instaladas 26 Placas Interpretativas e 16 paraciclos, contemplando os municípios de Sabará, Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas, Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima, Nova Lima e Raposos.

Em Sabará, a placa foi instalada na Praça Santa Rita, no centro histórico do município. Entre os atrativos turísticos da cidade, está um dos mais notáveis acervos de igrejas setecentistas de Minas. A de Nossa Senhora do Ó, de 1717, é uma das mais representativas do barroco mineiro. O Museu do Ouro reserva objetos associados ao período de extração do ouro em Minas Gerais durante o século XVIII. Conhecida como a "Terra da Jabuticaba" e detentora da maior produção da fruta no estado, a cidade é palco todos os anos do famoso Festival da Jabuticaba. Em 2007, o festival foi registrado como Patrimônio Imaterial do município. É uma festa que recebe um ótimo público e que é bem conhecida na região.

Para a professora Glaura Sepúlveda, moradora da cidade, “o CRER é uma iniciativa muito interessante, visto que resgata a questão da religiosidade, fortemente enraizada em Minas”. Já para a artesã Nayla Starling, membro da Associação dos Artesãos da Praça Santa Rita de Sabará, “o caminho valoriza o nosso trabalho, tornando-o mais conhecido e divulgado. Temos um artesanato típico, como a palma barroca, a renda turca de bicos, os doces, geleias e demais derivados de jabuticaba. Espero que dê certo e que muita gente passe por aqui”, diz.

De acordo com a superintendente de estruturas do turismo, Graziele Vilela, “a instalação das placas representa a materialização de um projeto que vem sendo desenvolvido desde 2011. O trajeto será demarcado para que o peregrino seja capaz de se orientar através da sinalização distribuída ao longo de todo o percurso”. Inspirado no consagrado Caminho de Santiago de Compostela, os turistas poderão percorrê-lo a pé, de bicicleta ou a cavalo. O caminho contará também com pontos de apoio para descanso ao longo do percurso.

CRER

Desenvolvido pela Secretaria de Estado Turismo e Esportes de Minas Gerais, o Caminho Religioso da Estrada Real abrange 86 municípios, sendo 37 localidades na Rota Principal e 49 localidades na área de influência do projeto, possuindo aproximadamente 1.033 quilômetros.

Cronograma de instalação das placas e paraciclos - 1ª Etapa:

14 de janeiro - Sabará, Morro Velho, Caeté e Penedia

15 de janeiro - Antônio dos Santos e Barão de Cocais

16 de janeiro - Santa Bárbara

17 de janeiro - Santana do Morro e Caraça

18 de janeiro - Catas Altas

19 de janeiro - Santa Rita Durão e Camargos

20 de janeiro - Mariana

21 de janeiro - São Sebastião, São Bartolomeu, Santo Antônio do Leite

22 de janeiro - São Gonçalo do Bação e Itabirito

23 de janeiro - Rio Acima, Honório Bicalho, Raposos

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato