Minas por Região
Esportes

11h35min - 20 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 11h35min

VÍDEO: Centro de Treinamento Esportivo em Belo Horizonte recebe certificação máxima em acessibilidade

CTE da Universidade Federal de Minas Gerais obteve certificação Ouro conferida pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio de 2016

O Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (CTE/UFMG), que conta com recursos do Governo de Minas em sua construção, obteve certificação Ouro no quesito acessibilidade conferida pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. As análises foram feitas com base em questionários e fotos das instalações em concordância com os requisitos descritos no Caderno de Diretrizes Técnicas de Acessibilidade Rio 2016, que reúne parâmetros das Normas Técnicas de Acessibilidade da ABNT e requerimentos necessários para realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Foram enviados questionários aos 184 centros de treinamento pré-Jogos Olímpicos no país. A partir dos relatórios, 3% dos locais foram certificados como Ouro, 25% como Prata, 52% como Bronze e 20% como Latão, com análise de itens como calçadas, estacionamento, acessos, recepção, rotas acessíveis, sanitários e vestiários e área de jogos.

Protocolo de Intenções

Minas Gerais foi o primeiro estado do Brasil a oficializar uma parceria com um comitê olímpico para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Em outubro de 2013, o Governo de Minas assinou protocolo de intenções com a British Olympic Association (BOA) - Associação Olímpica Britânica - para que as equipes olímpicas da Grã-Bretanha possam se preparar em Minas Gerais para os jogos.

O protocolo de intenções prevê a formação de um grupo de trabalho entre o executivo estadual, a prefeitura de Belo Horizonte e os Centros de Treinamento selecionados para prestar assessoria à Associação Olímpica Britânica enquanto a delegação estiver em Minas Gerais. A escolha das instalações esportivas do Minas Tênis Clube, do Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Clube Mineiro de Caçadores (CMC) de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), como locais de preparação dos atletas britânicos foi fruto de uma série de negociações.

Minas Gerais possui 16 centros aprovados pelo Comitê Organizador Rio 2016, em nove cidades. O Estado age conforme as garantias que foram dadas para que fosse uma das quatro unidades da Federação a receber os Jogos Olímpicos, além do Rio. Também foram escolhidos São Paulo, Bahia e o Distrito Federal.

Centro de Treinamento

Parceria entre o Governo de Minas e a Universidade Federal de Minas Gerais, o Centro de Treinamento Esportivo visa contribuir para a melhoria dos resultados do esporte de alto rendimento de Minas Gerais, promovendo a excelência no desenvolvimento integrado da ciência e tecnologia aplicadas. O complexo esportivo é composto por uma pista de atletismo de padrão internacional, que foi inaugurada no primeiro semestre de 2012; por um parque aquático contendo uma piscina de 65 metros com borda móvel, com previsão de conclusão para 2014, que atende a três das quatro modalidades aquáticas olímpicas; e um pavilhão para prática de lutas, ginásticas e esportes coletivos. Em 2013, a pista de atletismo foi utilizada por atletas mineiros e recebeu competições esportivas, como a etapa Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), da qual participaram aproximadamente 1.200 alunos atletas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato