Minas por Região
Economia / Desenvolvimento

18h30min - 05 de Novembro de 2013 Atualizado em 09h08min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Cidade Administrativa reúne especialistas para debater tecnologias sustentáveis

Evento faz parte do Ano da Alemanha no Brasil e deve receber 500 pessoas; Future Visions – German Weeks termina nesta quarta-feira

O Future Visions – German Weeks teve início nesta terça-feira (5) no Auditório JK da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte. Fruto da parceria entre o Governo de Minas, por meio da Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria Geral da Governadoria, e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), o evento se divide em seminários temáticos que reúnem empresas alemãs, universidades mineiras, especialistas e representantes de governos para discutir tecnologias sustentáveis que poderão ser aplicadas no futuro.

A iniciativa faz parte do Ano da Alemanha no Brasil, iniciado em maio de 2013 e que prossegue até junho de 2014 sob o lema “Quando ideias se encontram”. Durante dois dias, 5 e 6 de novembro, serão debatidos temas como mobilidade urbana, inovação, infraestrutura e energia, nutrição e saúde para um público majoritariamente de estudantes universitários, mas composto também de empresários e servidores públicos. A expectativa é que 500 pessoas assistam aos seminários.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, destaca a importância dos temas que serão discutidos e enfatiza a presença de estudantes. “É uma enorme alegria ver este auditório cheio daqueles que serão os construtores do futuro do Brasil”, ressalta. 

Para a secretária, os temas debatidos refletem as demandas da atualidade, agregam a visão internacional, e fortalecem a parceria entre indústria, governo e academia, essencial para atender as necessidades futuras. “Não há construção de futuro sem parcerias. É importante que essas visões se complementem para levar iniciativas e soluções para a sociedade. Nós não podemos pensar o Brasil e Minas Gerais sem se pensar o mundo, por isso, a presença da Alemanha, uma potência, agrega em nos auxiliar a pensar o futuro”, esclarece.

Segundo o vice presidente executivo da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Thomas Timm, o evento é uma grande oportunidade para jogar luz diante de questões atuais da sociedade. “Os laços entre Alemanha e Minas Gerais têm um passado rico, mas hoje estamos aqui para discutir o futuro. Os temas que serão apresentados nos preocupam e por isso a importância de serem discutidos. Esperamos que as discussões deste evento marquem as cabeças dos jovens presentes”, explica.

Belo Horizonte é a terceira cidade no Brasil a receber o Future Visions – German Weeks.  A primeira foi Curitiba (17 e 18/09) e a segunda Porto Alegre (3 e 4/10). Na etapa mineira, participam como apoiadores regionais a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Associação Comercial de Minas (AC Minas), a CDL-BH (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e o Instituto Sustentar. Como embaixadoras do evento, as companhias alemãs Bayer, Henkel, Siemens e Volkswagen apresentarão mostras práticas sobre as suas propostas e soluções durante todo o evento.

Fortalecendo relações

Para o cônsul honorário da Alemanha em Belo Horizonte, Victor Sterzik, o evento fortalece as relações entre Minas Gerais e Alemanha e traduz os esforços de ambos os governos em atrair investimentos. “Nossa intenção é de consolidar com os governos novas oportunidades, levando empresas de um local para o outro. Já estamos observando o crescimento da presença da Alemanha em Minas”, enfatiza.

Minas Gerais e Alemanha estão passando por um processo de aproximação neste ano de 2013. Em outubro, a gastronomia mineira representou o Brasil na Feira de Frankfurt, evento que atraiu um público estimado de 300 mil pessoas. A expectativa é que o evento Future Visions – German Weeks fortaleça ainda mais o processo de internacionalização de Minas Gerais por meio da ampliação das relações acadêmicas, comerciais e culturais com a Alemanha.

Demais informações, como programação e inscrições, estão disponíveis em: www.futurevisions.com.br.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato