Minas por Região
Economia / Desenvolvimento

19h01min - 22 de Novembro de 2013 Atualizado em 19h01min

VÍDEO: Consórcio entre empresa brasileira e operadoras alemãs vence concessão do Aeroporto de Confins

Para o governador Antonio Anastasia, sucesso do leilão coroa o vigoroso trabalho de planejamento desenvolvido pelo Governo de Minas para o terminal e o Vetor Norte

Minas Gerais deu mais um passo na possibilidade de ampliar a sua diversificação econômica, com a concessão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN). Em leilão realizado na manhã desta sexta-feira (22), na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o Consórcio Aerobrasil – formado pelas empresas CCR (75% de participação) e as operadoras Flughafen Zurich AG, que administra o aeroporto de Zurique (24%) e a Munich Airport (1%) - venceu o leilão ao ofertar R$ 1,82 bilhão, com ágio de 66% em relação ao preço mínimo, pela exploração, manutenção e ampliação do aeroporto, por um período de 30 anos.

Todos os grupos que apresentaram propostas para concorrer ao certame foram formados por empresas nacionais com indiscutível reputação no mercado e formaram consórcios com operadores aeroportuários globais, com experiência na operação de terminais com mais de 50 milhões de passageiros por ano. 

Do exterior, onde está em viagem particular, o governador Antonio Anastasia festejou o resultado. “O sucesso do leilão para a concessão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, contrariando os insistentes prognósticos pessimistas, é o coroamento de um vigoroso trabalho de planejamento executado pelo Governo de Minas para atrair interesses de grandes investidores. A ampliação e modernização do Aeroporto de Confins é parte fundamental da estratégia do nosso governo para impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado. Vamos prosseguir nos investimentos para melhorar e fortalecer a infraestrutura no entorno do terminal, que está se consolidando como novo polo de crescimento do Estado”, declarou.

O governador também elogiou os vencedores do leilão. “Para nossa satisfação e tranquilidade, o consócio que ganhou a concessão é formado por uma parceria que reúne uma sólida empresa brasileira do setor e duas operadoras alemãs com grande expertise na administração de aeroportos. Com certeza, o nosso aeroporto internacional terá uma gestão de primeira classe”, afirmou Anastasia.

Para o subsecretário de Investimentos Estratégicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Luiz Antônio Athayde, o fortalecimento de um equipamento aeroportuário será capaz de atrair novos investimentos, principalmente na chamada Nova Economia, de promover a diversificação econômica de Minas, com a geração de empregos qualificados, e de estimular o crescimento não apenas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, como de todas as demais regiões do Estado. “Este é um momento histórico para Minas Gerais, porque o AITN será o grande indutor da diversificação econômica do Estado nas próximas décadas”, afirmou o subsecretário.

Planejamento foi essencial

O sucesso do leilão desta sexta-feira pode ser atribuído ao intenso planejamento realizado pelo Estado de Minas Gerais nos últimos anos, o que contribuiu para demonstrar aos investidores o potencial de crescimento do terminal para os próximos anos. Um passo importante neste processo foi a decisão, tomada pelo Governo do Estado, em 2005, de transferir os voos comerciais do Aeroporto da Pampulha para o AITN, localizado nos municípios de Lagoa Santa e Confins, e que até então registrava altos índices de ociosidade. Neste mesmo ano, o aeroporto possuía uma movimentação de pouco mais de 300 mil passageiros/ano.

De acordo com dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em 2013, entre os meses de janeiro e outubro, o número de passageiros superou a marca de 8 milhões, sendo mais de 300 mil para destinos internacionais a partir dos voos diretos para cidades como Buenos Aires (Argentina), Lisboa (Portugal), Miami (Estados Unidos) e Cidade do Panamá (Panamá).

O prognóstico é de que em 2040 a movimentação atinja um total de passageiros quatro vezes maior que o atual e, a partir de sua ampliação e modernização, o terminal deverá ser capaz de gerar riquezas semelhantes às produzidas na Região Metropolitana de Belo Horizonte até 2030.

Aerotrópole em desenvolvimento

Nos últimos anos, o Governo do Estado de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem investido em uma série de estudos e levantamentos para identificar todas as ações que deverão ser implantadas no aeroporto nos próximos 30 anos. Entre estes estudos estão o Plano Macroestrutural do Vetor Norte e Masterplans Econômicos desenvolvidos por renomadas consultorias internacionais como a Frost&Sullivan, Changi, Jurong (todas de Cingapura) e CH2MHill (Estados Unidos).

A preocupação com a modernização de infraestrutura de acesso ao aeroporto implicou outra série de medidas como os aportes na implantação da Linha Verde (MG-010) e nas obras de melhoria da LMG-800 e a MG-424, que devem ficar prontas em maio de 2014, a partir de investimentos de R$ 373 milhões.

Com o sucesso do leilão de concessão do aeroporto, as perspectivas são de que o Estado ganhe reforço para cumprir uma de suas maiores prioridades, a diversificação da economia do Estado, por meio da atração de investimentos em setores que compõem a chamada Nova Economia.

De acordo com o subsecretário Luiz Antônio Athayde, vem ganhando força, nos últimos anos, a ideia de que a proximidade a equipamentos aeroportuários será um dos principais fatores para ganhos de competitividade na economia global. “A concessão do AITN garantirá todos os investimentos necessários no principal equipamento de infraestrutura do Estado e que será responsável pelo impulso da economia nas próximas décadas, levando à diversificação mais rápida da economia do Estado”, afirmou o subsecretário.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato