Minas por Região
Copa do Mundo

17h15min - 10 de Junho de 2014 Atualizado em 17h15min

VÍDEO: Delegações do Uruguai e da Argentina desembarcam em Minas Gerais para a Copa

Os uruguaios escolheram Sete Lagoas como sede do Mundial e os argentinos o centro de treinamento do Clube Atlético Mineiro, em Vespasiano

As seleções bicampeãs mundiais do Uruguai e Argentina desembarcaram na noite desta segunda-feira (09/06) no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As equipes receberam uma bandeira de Minas Gerais das mãos do secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, que esteve acompanhado do secretário municipal da Copa, Camillo Fraga. Os uruguaios escolheram Sete Lagoas como sede do Mundial e os argentinos o centro de treinamento do Clube Atlético Mineiro, em Vespasiano. As delegações seguiram direto para os respectivos destinos, após passagem pelo setor de imigração do aeroporto. "O clima entre os jogadores argentinos era de descontração. Foi tudo muito rápido, mas consegui entregar a bandeira do nosso Estado ao Messi", comemorou Lacerda.

Mesmo sem perspectiva de ver o ídolo argentino, vários torcedores argentinos vieram ao aeroporto. A dupla de malabaristas Joaquin Guzzo e Rodrigo Cunqueiro levou quatro meses para chegar a Belo Horizonte desde Los Toldos, no estado de Buenos Aires, em uma viagem quase toda feita em carona. "Viemos mais por Messi. Somos mochileiros desta América do Sul e estamos encantados com a comida daqui. O queijo é maravilhoso", disse Cunqueiro. A dupla tem feito performances em vários pontos da cidade com malabares, mas arrecadam pouco, segundo diz Guzzo. "Mineiro é mais controlado que o paulista, mas é de uma simpatia sem fim", compensa.

O treinador do Cruzeiro, Marcelo Oliveira, também foi solicitado a dar seu depoimento sobre Copa ao desembarcar no mesmo horário da chegada do Uruguai, em Confins. "Vejo que as pessoas estão bastante entusiasmadas com a Seleção Brasileira, que tem possibilidade de vencer. O fator casa pode ser positivo mesmo para a equipe. É muito importante esse período de Copa porque é um aprendizado ver como as outras equipes trabalham", disse o técnico.

A operação de escolta das seleções aos hotéis foi acompanhada pelas forças de segurança municipal, estadual e federal em tempo real do Centro Integrado de Comando e Controle, na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas. O mesmo procedimento será adotado para todas as seleções que desembarcarem em Confins ou no Aeroporto da Pampulha. A Argentina tem confronto marcado contra o Irã no dia 24 de junho. O Uruguai não joga em Belo Horizonte na fase de grupos e nem nas oitavas de final.

Jogos das duas equipes

A seleção celeste, que ficará instalada no JN Resorts, no município da região Central de Minas, fará sua estreia na Copa do Mundo no próximo sábado (14/06), contra a Costa Rica, em Fortaleza. A segunda partida dos uruguaios será contra os ingleses, no dia 19 de junho, em São Paulo. O último jogo da equipe na primeira fase do Mundial será disputado em Natal, contra a Itália, no dia 24 de junho. O Uruguai realiza um treino aberto nesta terça-feira (10/06), às 15h30, na Arena do Jacaré, também em Sete Lagoas.

Já a estreia da Argentina na Copa do Mundo será contra a Bósnia-Herzegovina, no dia 15 de junho, no Rio de Janeiro. O Mineirão, em Belo Horizonte, vai sediar a segunda partida dos argentinos, que será disputada contra a seleção do Irã, no dia 21 de junho, às 13h. A Nigéria será adversária da Argentina na última partida da primeira fase, no dia 25 de junho, em Porto Alegre. A seleção que tem como craque o meia-atacante Messi realizará um treino aberto nesta quarta-feira (11/06), no Estádio Independência, no bairro Horto, em Belo Horizonte, às 18h. Os ingressos para o treino serão distribuídos gratuitamente a partir das 9h desta terça-feira (10/06) na bilheteria da rua Pitangui, no Horto. A distribuição dos cerca de 4 mil ingressos será feita por ordem de chegada. Cada pessoa poderá retirar, no máximo, duas entradas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato