Minas por Região
Esportes

16h39min - 11 de Novembro de 2013 Atualizado em 09h08min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Educação é a principal prioridade apontada durante Conferência Estadual de Juventude

Entre os eixos temáticos, Educação, Vida Saudável e Políticas sobre Drogas e Diálogo com o Governo foram as três com maior número de votos

A 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, realizada em Araxá, no Alto Paranaíba, neste final de semana, realizou a votação das 27 propostas elaboradas nas discussões. Os conferencistas puderam escolher também as prioridades entre os nove eixos: cultura e conexão; diálogo com o governo; direito de se associar e mobilização social; educação; formação profissional, empreendedorismo e emprego; respeito às diferenças; segurança; sexualidade; vida saudável e políticas sobre drogas. Após a votação, foi feita a apuração e apresentado o resultado. Entre os eixos temáticos, Educação, Vida Saudável e Políticas sobre Drogas, e Diálogo com o Governo foram as três com maior número de votos, respectivamente.

Entre as proposições, “Fortalecer, ampliar e garantir a criação de fundos específicos para a juventude destinados aos órgãos de juventude, voltados para garantia de recursos humanos, infraestrutura física e implementação de programas, condicionado à aprovação e direcionamento pelos conselhos de juventude, garantindo, no mínimo, 40% para os municípios e 30% para os Estados”, do eixo Diálogo com o Governo, foi a mais votada, com 212 votos.

“Criar centros de tratamento e apoio para dependentes químicos e familiares, incluindo estratégias de reinserção, a partir de um diagnóstico quantitativo e qualitativo do uso e abuso de drogas e dos vazios assistenciais do Estado”, do eixo “Vida Saudável e Políticas Sobre Drogas”, foi escolhida por 202 delegados. A terceira mais escolhida foi do eixo Educação: “Qualificar e valorizar o profissional de ensino. Garantir o cumprimento da lei federal 11738/08 do PSPN, a melhoria dos salários e do plano de carreira, das condições de trabalho e a oferta de cursos de capacitação e mestrados profissionalizantes”.

O subsecretário de Estado da Juventude, Gabriel Azevedo, avaliou como bastante produtivo o evento. “Nossa conferência foi para todos os jovens. Muitos lugares, cores, faixas etárias, condições e realidades. Sem sectarismos, sem maniqueísmos, sem extremismos. A democracia se faz de maneira plural, com votos e argumentos”, afirmou.

Clique aqui para ver os resultados da votação dos eixos prioritários e as propostas apresentadas na conferência (Arquivo PDF).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato