Minas por Região
Gestão

18h45min - 30 de Maio de 2014 Atualizado em 18h46min

VÍDEO: Entidades do terceiro setor são premiadas pelo Estado por boas práticas de gestão

A premiação teve o objetivo de reconhecer e valorizar as entidades que investem na melhoria da gestão para aprimorar a prestação de serviços

Sete Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) receberam, nesta sexta-feira (30/05), o Prêmio de Excelência da Gestão das Entidades do Terceiro Setor. A premiação, promovida pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com o Instituto Qualidade Minas (IQM), teve o objetivo de reconhecer e valorizar as entidades que investem na melhoria da gestão para aprimorar a prestação de serviços à sociedade. As Oscips selecionadas receberam placas de reconhecimento nas faixas Ouro, Prata e Bronze.

Uma comissão examinadora avaliou nas entidades que se inscreveram as boas práticas de gestão adotadas a partir de oito critérios: liderança, estratégia e planos, gestão de clientes/beneficiários, sociedade, informações e conhecimentos, gestão de pessoas, gestão de processos e resultados. Esses critérios fazem parte Manual de Excelência da Gestão das Entidades do Terceiro Setor, elaborado pela Seplag e disponível gratuitamente, desde o segundo semestre de 2013, no endereço www.planejamento.mg.gov.br. No processo de avaliação, as entidades participantes não foram comparadas entre si, mas avaliadas individualmente a partir da análise dos respectivos sistemas de gestão.

As organizações que se inscreveram para participar do certame obtiveram um benefício adicional, independente da premiação. Receberam ao final do processo um Relatório de Avaliação, o que proporcionou a elas saberem se as práticas adotadas estão em conformidade com as orientações para uma gestão de qualidade, de acordo com manual e conta com diversos apontamentos relativos a oportunidades de melhoria. O prêmio representou, dessa forma, uma oportunidade para orientar a condução das boas práticas de gestão. 

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, lembrou que o modelo de parcerias com as entidades do terceiro setor adotado pelo Governo de Minas representou um avanço administrativo. Segundo ela, o Executivo estadual mantém a coordenação dos projetos com o estabelecimento das políticas públicas e das metas utilizando, na execução dos projetos, a experiência dessas entidades, iniciativa que tem registrado bons resultados. “Trabalhamos de forma integrada, governo e terceiro setor, em busca dos mesmos objetivos, de executar ações que tragam bons resultados para a população”, disse.

O diretor-presidente do Instituto Qualidade Minas (IQM), Caio Becker, ressaltou a parceria do Instituto com a Seplag como oportunidade para que as Oscips trabalhem a gestão de forma profissional, utilizando um modelo de excelência internacional, nascido nos Estados Unidos na década de 80 e utilizado no Brasil a partir dos anos 90.  “Esse modelo de excelência contribui para a melhoria da gestão que, ao final, contribui para o atendimento das pessoas e para o desenvolvimento econômico e social do Estado”, disse.

A superintendente de Planejamento e Gestão Estratégica do Instituto Cultural Sergio Magnani, Íria Melo, falando em nome dos agraciados, disse que “o prêmio é resultado de um grande envolvimento entre os colaboradores da instituição, que fazem a máquina girar, em busca de bons resultados”.

Premiados

As entidades do terceiro setor são importantes parceiras do Governo de Minas na execução de projetos relacionados às políticas públicas que não são exclusividade do Estado, como gestão de museus e demais equipamentos de cultura e gestão de centros de pesquisa. Os projetos são executados por meio de termos de parceria e abrangem diversas áreas como cultura, meio ambiente e defesa social. Atualmente estão em execução 11 projetos que receberão, neste ano, recursos de cerca de R$ 100 milhões.

Receberam placas de reconhecimento na categoria Ouro o Instituto Elo, que historicamente, tem atuação relacionada à inclusão de grupos e sujeitos com histórico de vulnerabilidade social. Um dos programas que executa atualmente é o Programa de Prevenção a Criminalidade Fica Vivo. Também premiado com a faixa Ouro, o Instituto Cultural Sergio Magnani tem atuação voltada para as áreas da cultura e educação e, atualmente, executa a gestão do PlugMinas e também Circuito Cultural Praça da Liberdade que, em 2013, recebeu a visita de 833 mil pessoas.

Quatro entidades foram reconhecidas com a faixa Prata. A lista inclui a entidade Terra da Sobriedade, com ações de atenção à dependência química e que executa, atualmente, o  Programa Papo Legal: Diálogos Comunitários para a Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas e o  tradicional Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais. Completam a lista a Missão Ramacrisna, com diversas ações de profissionalização e sustentabilidade econômica junto a pessoas em situação de vulnerabilidade social  e o Instituto Cultural Filarmônica, que administra a programação artística da Filarmônica de Minas Gerais. 

A placa Bronze foi entregue à Fundação Israel Pinheiro que, atuando na área do meio ambiente, atualmente desenvolve, dentre outros, o projeto Minas sem Lixões, com caravanas pelo interior do estado no intuito de promover a sensibilização ambiental e auxiliar os municípios no lançamento de coletas seletivas de resíduos.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato