Minas por Região
Meio Ambiente

18h26min - 18 de Novembro de 2013 Atualizado em 18h29min

VÍDEO: Evento da Feam convoca população para diminuir a geração de lixo em Minas Gerais

Proposta é mobilizar e conscientizar a sociedade para a efetiva participação nas soluções para a redução de resíduos e sua adequada disposição

A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) realizou, na manhã desta segunda-feira (18), a abertura oficial da Semana Mineira de Redução de Resíduos 2013 (SMRR). Com o lema “O melhor resíduo é aquele não gerado”, propõe o engajamento de toda a sociedade para uma mudança de comportamento das pessoas com vistas à redução do lixo gerado. 
 
“O objetivo dessa Semana é fazer chegar a cada pessoa, cada cidadão, empresa ou instituição a consciência de que é necessário gerar menos resíduo, mas, também, precisamos sensibilizar todos esses atores para a importância da disposição adequada desses resíduos”, diz a presidente da Feam, Zuleika Torquetti. 
 
Esta é a 4ª Edição da Semana Mineira, que é sempre realizada paralelamente à Semana Europeia de Redução de Resíduos. Em 2013, mais de 12 mil ações para redução de resíduos foram inscritas em todo o mundo e Minas Gerais contribuiu com 36 delas. “Estamos inseridos no contexto mundial para redução e reutilização de resíduos e é muito importante que toda a sociedade participe desse movimento, ressaltando sempre que o que devemos é reduzir, o legal é não gerar”, frisa a presidente.
 
O diretor executivo do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), José Aparecido Gonçalves, destacou, durante a abertura oficial da SMRR, a importância do trabalho realizado pelos catadores de materiais recicláveis na disposição adequada dos resíduos gerados pela sociedade. “No estado, quase 40 mil pessoas sobrevivem desse trabalho e devemos muito a eles pela redução dos impactos ambientais causados pela disposição inadequada de resíduos no meio ambiente”, argumenta. De acordo com o diretor, somente em nove meses de pagamento do Bolsa Reciclagem a 70 cooperativas de catadores, foram evitados que 21 mil toneladas de materiais fossem dispostos inadequadamente em nosso Estado.
 
A representante dos catadores e presidente da Associação dos Catadores de papel, papelão e outros (Asmare), Maria das Graças Marçal, manifestou a satisfação dos catadores em poder contribuir com a sociedade nesse trabalho. “Queremos colaborar com a redução dos resíduos gerados pelas pessoas. Não catamos lixo, nosso trabalho gera emprego e renda, então, é preciso que a sociedade se conscientize cada vez mais da importância da redução e da destinação correta desses resíduos”, afirma. 
 
Termo de Cooperação Técnica
 
Durante a abertura oficial da Semana Mineira de Redução de Resíduos foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil) e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), com interveniência do CMRR e em parceria a Asmare. O Termo prevê a implementação das oficinas do Projeto Portas Abertas e Cozinha Experimental, já realizado no CMMR com foco na reutilização de materiais recicláveis e consumo consciente. Além disso, os parceiros terão participação na campanha de sensibilização para a destinação correta do uso de embalagens longa vida, em ações socioculturais na área de prevenção e educação ambiental e em projetos de valorização de ações individuais e coletivas para implantação da coleta seletiva e consumo consciente. 
 
Feira de Exposição e Casa Sustentável
 
Durante toda a Semana, as pessoas que passarem pelo CMRR terão a oportunidade de visitar a mostra de produtos recicláveis, com trabalhos feitos por 29 artesãos, e exposição fotográfica “Trajetória dos catadores de materiais recicláveis de Minas Gerais”.  Também foi montada, no estacionamento do CMRR, uma “casa ecológica”, toda construída com caixinhas longa vida, onde também estão expostos diversos objetos de decoração feitos com materiais recicláveis. A visitação é gratuita e aberta ao público em geral.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato