Minas por Região
Saúde

18h30min - 24 de Abril de 2014 Atualizado em 19h00min

VÍDEO: Fundação Hemominas convida a população de todo Estado para doar sangue

Doações tiveram queda nas últimas semanas. Necessidade maior é dos grupos sanguíneos negativos

Com expressiva queda no comparecimento de doadores registrada nas últimas semanas, a Fundação Hemominas convida a população em todo o Estado, principalmente as pessoas que são dos grupos sanguíneos negativos (A Negativo, O Negativo, B Negativo e AB Negativo), a comparecerem às unidades para doar sangue. Quem quiser ser um doador de sangue pode procurar a unidade mais próxima de onde mora.

Em Belo Horizonte, a Fundação Hemominas possui três unidades para atendimento ao doador de sangue:

Posto de Coleta Estação BH: Av. Cristiano Machado, 11.833 – 4º piso, ao lado do cinema no Shopping Estação BH

Unidade de Coleta do Hospital Júlia Kubitschek: Avenida Dr. Cristiano Rezende, 2505 – Araguaia 

Hemocentro de Belo Horizonte: Alameda Ezequiel Dias, 321, Santa Efigênia.

Já na região metropolitana da capital, os doadores contam, também, com a Unidade de Coleta de Betim: Rua Salvador Gonçalves Diniz, 191 – Jardim Brasília.

Para checar o endereço das demais unidades de doação no Estado acesse o endereço:  http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/unidades/

Quem pode se candidatar para doação de sangue

Segundo a Portaria 2.712 de 12/11/2013, do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 69 anos, sendo que a idade máxima para a primeira doação é até sessenta anos.

Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.

Todos os candidatos devem pesar acima de 50 quilos; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e que não tenham tido permanência ou visita às regiões brasileiras endêmicas para Doença de Chagas.

A Fundação Hemominas alerta os doadores que tomaram a vacina contra a gripe que aguardem 48 horas para fazerem sua doação de sangue.

Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue, ligue 155 ou acesse http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato