Minas por Região
Governador

12h39min - 04 de Dezembro de 2013 Atualizado em 12h39min

VÍDEO: Governador Antonio Anastasia inaugura iluminação de Natal na Praça da Liberdade

Temática da decoração deste ano, feita pela Cemig, ressalta a paixão do brasileiro pelos esportes, com as cores verde, azul-anil e branco

O governador Antonio Anastasia inaugurou, nesta terça-feira (03), a tradicional iluminação de Natal na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Um dos mais belos e importantes cartões postais da capital mineira recebeu uma decoração especial com milhares de luzes e enfeites, feita pela Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (Cemig).

“Estamos em momento de reflexão, imaginando tudo que aconteceu em 2013 e nos preparando para 2014. Minas Gerais é um estado especial no coração do Brasil. A família mineira sabe muito bem dos nossos valores, da identidade de Minas Gerais. O Natal é esse ambiente, de paz, amor, carinho e afeto e, fundamentalmente, de busca pela felicidade, que é o nosso maior ativo e aquilo que precisamos sempre ter. Aquilo que tenho insistido e concluo com um voto a todos os mineiros: muita paz a todos”, disse Anastasia.

A temática deste ano ressalta a paixão do brasileiro pelos esportes, que vai assistir de perto, nos próximos anos, os dois maiores eventos esportivos,  a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A iluminação destaca as cores verde, azul-anil e branco.

Até 6 de janeiro, mais de 1,5 milhão de microlâmpadas, 20 mil metros de mangueiras luminosas e 5 mil lâmpadas estrobos vão ficar acesas na Praça da Liberdade. Outro destaque são os mil tubos snow fall, que fazem a simulação de neve nas árvores, além de mais de 4 mil figuras luminosas, ao lado de tradicionais símbolos do Natal, como presépio, trenó com Papai Noel, estrelas e até ursos malabaristas.

Papai Noel e o Coral da Associação Recreativa e Cultural dos Empregados da Cemig (Gremig) abrilhantaram o evento de inauguração da iluminação. Além da Praça da Liberdade, também vão receber iluminação especial outros locais da capital, como a Praça da Assembleia, a sede da Cemig, a avenida Barbacena, o Palácio das Mangabeiras, a Cidade Administrativa e o Minascentro.

Proteção ao patrimônio

A decoração na Praça da Liberdade é concebida de modo que os arranjos possam ser contemplados tanto durante o dia quanto à noite e permite que o público aprecie o clima natalino, com respeito ao patrimônio. Assim como nos anos anteriores, a Cemig, junto com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas (Iepha) e com a coordenação do Circuito Cultural Praça da Liberdade, privilegiou a proteção dos canteiros e elementos artísticos do local.

O Iepha orienta a cada visitante que contemple e aproveite esse presente da Cemig com muita responsabilidade, preservando plantas, jardins, monumentos e tudo mais que a Praça da Liberdade, tombada pelo Estado desde 1977, tem a oferecer durante todos os dias do ano.

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Os belo-horizontinos e turistas que visitarem a tradicional iluminação de Natal terão ainda opção de lazer cultural nos nove museus que integram o Circuito Cultural Praça da Liberdade. A entrada em todos os espaços é gratuita e, às quintas-feiras, o horário de funcionamento é estendido até as 22h.

Estão em funcionamento o Arquivo Público Mineiro (APM), a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro de Arte Popular – Cemig, o Espaço do Conhecimento UFMG, o Memorial Minas Gerais Vale, o Museu das Minas e do Metal, o Museu Mineiro e o Palácio da Liberdade, em dias e horários variados.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato