Minas por Região
Governador

15h45min - 10 de Junho de 2014 Atualizado em 15h46min

VÍDEO: Governador participa da inauguração da nova sede da Casa Fiat de Cultura

Espaço faz parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade e, inicialmente, vai abrigar a exposição Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro

O governador Alberto Pinto Coelho participou, na noite de segunda-feira (09/06), da inauguração da nova sede da Casa Fiat de Cultura, no Circuito Cultural Praça da Liberdade. O novo espaço foi instalado no Palácio dos Despachos e é a 12ª atração a integrar o Circuito.

“Certamente, é uma conquista importante para os mineiros e mineiras, mas também para as manifestações culturais, para os valores de Minas, para a nossa história, e serve também para os turistas que vêm aqui nos visitar e para as futuras gerações, que têm no Circuito Cultural Praça da Liberdade uma renovação de valores para a sua formação”, destacou Alberto Pinto Coelho, durante a cerimônia.

O CEO do Grupo Fiat Chrysler, Sergio Marchionne, também falou da importância do Circuito Cultural e parabenizou o Governo de Minas pela iniciativa da instalação do corredor cultural. Já o presidente do Grupo Fiat Chrysler para a América Latina, Cledorvino Belini, falou da relação de proximidade entre a Fiat e Minas Gerais e do simbolismo do novo espaço cultural.

“A presença da Casa Fiat de Cultura na Praça da Liberdade passa a ser o símbolo da jornada histórica da Fiat em Minas Gerais que criou, além dos vínculos institucionais, relações de ordem pessoal com essa gente que nos acolheu tão bem”, afirmou.

Restauração do novo espaço

Foram investidos R$ 20 milhões na revitalização do prédio, que recebeu moderna tecnologia museológica. Durante dois anos, mais de 100 profissionais trabalharam para transformar o Palácio dos Despachos na nova Casa Fiat. A execução das obras durou nove meses.

O diretor-presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira, falou do trabalho de restauração e destacou a nova função do prédio que fazia parte da administração do Governo de Minas. “O Palácio dos Despachos é o novo ponto de encontro do povo mineiro com a cultura e as artes e essa casa encontra uma nova vocação que irá honrar a sua vocação original”, afirmou.

A Casa Fiat de Cultura conta com cinco pavimentos. O primeiro abriga o quadro “Civilização Mineira”, de Cândido Portinari (restaurado em 2013) e conta com bilheteria, chapelaria, sala de acolhimento, café e livraria.

No 3º e no 4º andares, estão as duas grandes galerias. Com 700 m² cada, as áreas foram adequadas às diretrizes museológicas de climatização, iluminação, segurança, incêndio e acessibilidade para receber exposições e acervos de nível internacional. O controle das luminárias permite a regularização da intensidade das luzes de acordo com a necessidade de cada exposição. Um andar será dedicado à área administrativa e salas multiuso para o Programa Educativo.

A revitalização e a adequação do Palácio dos Despachos foram feitas pela Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Fiat Automóveis, em parceria com os bancos Itaú, Bradesco, Safra e Santander, além do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

Barraco Itália Brasil

Durante a inauguração do novo espaço, o governador Alberto Pinto Coelho visitou a primeira exposição montada na nova Casa Fiat de Cultura, o Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro. A mostra inédita reúne, pela primeira vez, obras que apresentam ao público a face luminosa da escultura barroca italiana do século XVII e de grandes artistas do Barroco mineiro e brasileiro que traduzem a riqueza histórica e artística do período colonial.

São 40 esculturas de artistas ourives italianos como Domenico Antonio Ferro, Domenico Capozzi, Filippo Del Giudice, Giacinto Buonacquisto, Giovan Battista d’Aula, Bartolomeu Granucci, Lorenzo Vaccaro, Nicola Avitabile, Tommaso Treglia e Michele Pane. As obras são provenientes de museus e coleções da Itália.

Gênios do Barroco brasileiro completam a mostra, com peças de grande valor histórico e cultural. Entre eles estão Aleijadinho, Mestre Valentim, Mestre de Piranga, Francisco Vieira Servas, Antônio Pereira da Costa e Joaquim Gonçalves da Rocha, assim como Alfredo Ceschiatti e Maurino de Araújo, que apresentam referências barroquistas e deram seguimento à arte sacra mineira

A exposição é uma realização da Casa Fiat de Cultura, em parceria com a Base7 Projetos Culturais e Ministério da Cultura, com patrocínio da Fiat Automóveis e apoio do Banco Safra.

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Inaugurado em 2010, o maior conjunto integrado de cultura do país possui doze espaços em funcionamento e outros cinco em processo de implantação. Já recebeu cerca de 3 milhões de visitantes e foi criado com o objetivo de explorar a diversidade cultural – com opções interativas e abertas ao público – em uma área de enorme valor simbólico, histórico e arquitetônico de Belo Horizonte.

A Casa Fiat de Cultura irá funcionar de 3ª a 6ª feira, das 10h às 21h, sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h, com entrada gratuita. Em seus oito anos de atividades, funcionando no bairro Belvedere, a instituição realizou 14 exposições e recebeu mais de 600 mil visitantes.  

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato