Minas por Região
Ciência e Tecnologia | Governador

16h43min - 03 de Abril de 2014 Atualizado em 16h43min

VÍDEO: Governo de Minas amplia acesso gratuito ao ensino superior em todo o Estado

Decretos assinados pelo governador Anastasia garantem estadualização de fundações vinculadas à Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg)

O governador Antonio Anastasia assinou nesta quinta-feira (03/04), em solenidade no Palácio Tiradentes, decretos que formalizam e definem cronograma para a incorporação de três fundações vinculadas à Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg): as fundações de Ensino Superior de Passos; Educacional Funedi, de Divinópolis; e a Educacional FEIT, de Ituiutaba. A determinação significa a conclusão de mais uma etapa do processo de expansão do ensino superior público e gratuito no Estado. Já foram estadualizadas a Fundação Helena Antipoff, de Ibirité; a Fundação Educacional Campanha da Princesa, de Campanha; a Fundação Fafile, de Carangola, e a Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha (Fevale), de Diamantina.

Antonio Anastasia lembrou que o primeiro passo dado foi a implantação do Pro-Uemg, durante o governo Aécio Neves, programa que criou as bases para a expansão do ensino superior público, gratuito e de qualidade em Minas Gerais. O governador destacou ainda que, concluído todo o processo, a Uemg se transformará na terceira maior universidade do Estado, beneficiando mais de 18 mil alunos em suas unidades.

Último ato

“Felizmente, chegamos a esse momento. Fico muito feliz porque hoje, de fato, é o meu derradeiro dia como governador do Estado de Minas Gerais. E, como professor universitário, deixei para esta data a assinatura dos decretos que estabelecem os procedimentos para a absorção dessas três fundações. Teremos em 2014 a conclusão desse processo, como determina a lei. Nosso compromisso está cumprido e fico muito feliz em saber que a nossa Uemg, pelos números apresentados, se tornará na terceira maior universidade pública do Estado de Minas Gerais”, disse.

O governador Anastasia destacou que a expansão do ensino público superior era um compromisso histórico do Governo de Minas e ressaltou ainda que a estadualização não significa apenas o processo de gratuidade, mas também “uma grande dimensão de ações acadêmicas e pedagógicas”. Ele acredita que o processo ainda não está todo concluído e que a demanda pela presença da universidade no interior é imensa.

“Ao completarmos esse ciclo, reconhecemos esse compromisso histórico do Governo de Minas Gerais com a Universidade. Sabemos que ao completar um ciclo, neste ano de 2014, não significa que tudo está concluído. Ao contrário, a demanda para a presença da Uemg em Minas Gerais é imensa. Felizmente, porque pressupõe as condições para que o ensino universitário público, gratuito e de qualidade esteja presente em todo nosso Estado”, completou.

A cerimônia foi transmitida em tempo real para o público da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) em Divinópolis, Ituiutaba e Passos. O governador Anastasia aproveitou o momento para fazer uma saudação especial “ao querido e eterno reitor da Uemg”, o professor Aluísio Pimenta, presente à solenidade.

Mais cursos

Antes da assinatura dos decretos, o reitor da Uemg, Dijon Morais Júnior, apresentou um histórico e a evolução da universidade. Criada na década de 1960, a instituição possuía 32 cursos de graduação antes da estadualização. A partir do ano que vem, quando estará concluída a segunda etapa, a Uemg estará presente em 27 cidades, oferecendo 114 cursos e atendendo cerca de 18.900 alunos.

O número de professores também dará um salto de 935 para 1.794. Dentro da estrutura necessária para o funcionamento de cada um dos cursos oferecidos pelas fundações associadas, já existe o quadro docente específico formado, onde os mesmos são contratados pelas fundações sob o regime celetista.

“Com isso, caro governador Anastasia, o senhor deixa para Minas Gerais um grande legado na questão do ensino superior público, gratuito e de qualidade”, disse o reitor da Uemg.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, disse que a presença da Uemg é importante para o desenvolvimento regional. “Foi um grande esforço conjunto para se chegar neste momento em que a nossa Universidade do Estado de Minas Gerais deixa uma posição periférica para assumir uma liderança no quadro das instituições de ensino superior de Minas. Ituiutaba, Passos e Divinópolis não serão mais as mesmas a partir desse processo. Ter uma universidade pública, gratuita e de qualidade, muda o destino não apenas de uma cidade, mas de uma região”, disse.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato