Minas por Região
Meio Ambiente

15h39min - 12 de Junho de 2013 Atualizado em 09h14min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Governo de Minas entrega Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental para destaques em sustentabilidade

O prêmio entregue pelo secretário Adriano Magalhães teve como vencedores a AngloGold Ashanti, a Cenibra e a Fiat Automóveis

Foi entregue, na noite dessa terça-feira (11), o Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA). O objetivo da premiação foi homenagear as organizações reconhecidas no Ciclo de Avaliação de 2012 que se destacaram por suas ações, práticas e empenho na busca, de forma sistêmica, da excelência em gestão ambiental e sustentabilidade.

O prêmio foi entregue pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, durante cerimônia que reuniu cerca de 500 pessoas no Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa. Os vencedores do sétimo ciclo do PMGA foram a AngloGold Ashanti – Córrego do Sítio de Mineração, a Cenibra – Celulose Nipo Brasileira e a Fiat Automóveis.

Na abertura do evento, o superintendente executivo e idealizador do prêmio, Ronaldo Simão, falou da importância da premiação. “Utilizando metodologia inovadora e pioneira, o PMGA incentiva organizações mineiras a buscarem a excelência ambiental em seus negócios, praticada de forma sistêmica e conforme o alto desempenho de seus resultados”, ressaltou.

Segundo ele, as três empresas foram vencedoras não apenas por apresentarem um único e exemplar projeto ambiental. “Elas concluíram com mérito um projeto mais amplo, numa avaliação feita com base em uma metodologia que, ao abordar todas as atividades da organização de forma sistêmica, considerou as questões ambientais em todos os seus aspectos, analisando-os com uma abrangência mínima de três anos da sua gestão”, explicou.

Ao final da solenidade, Adriano Magalhães reconheceu o PMGA como uma das grandes iniciativas em Minas Gerais. Ele ressaltou a situação ambiental do estado e falou sobre os desafios de se conseguir o desenvolvimento sustentável. “Como conseguiremos atender ao desenvolvimento econômico do estado e, ao mesmo tempo, melhorar os nossos indicadores de qualidade ambiental? Esse é o nosso grande desafio”, frisou.

Para ele, as empresas que foram reconhecidas por seus exemplos de sustentabilidade mostraram ser possível buscar a sobrevivência na sustentabilidade.

Lançado em 2005, o prêmio é chancelado pela União Brasileira para Qualidade (UBQ) e apoiado pelo Governo de Minas, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), além de ter a aprovação do Ministério do Meio Ambiente. Para conquistar o PMGA, a empresa passa por três etapas: elegibilidade, onde são eliminadas as empresas com não conformidades na área ambiental; avaliação dos relatórios de gestão e visitas técnicas às instalações; e júri, etapa na qual os nomes das empresas não são apresentados aos juízes, apenas suas notas e observações dos examinadores.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato