Minas por Região
Governador | Agricultura

15h50min - 05 de Junho de 2014 Atualizado em 15h49min

VÍDEO: Governo de Minas vai lançar edital para construção de novo parque de exposições em Belo Horizonte

Segundo Alberto Pinto Coelho, nos próximos dias será lançada licitação para viabilizar projeto de modernização de um dos mais importantes espaços para o agronegócio

O governador Alberto Pinto Coelho anunciou, durante a solenidade de abertura oficial da 54ª Exposição Estadual Agropecuária, nesta quinta-feira (05/06), no Parque de Exposições Bolivar de Andrade (Parque da Gameleira), em Belo Horizonte, que em breve será lançado o edital para construção de um novo parque de exposições na Gameleira, dentro do modelo de Parceria Público e Privada (PPP). O projeto visa à revitalização de um dos mais importantes espaços do agronegócio mineiro.

“Estaremos, nos próximos dias, lançando o edital, que já desperta por parte da iniciativa privada o interesse manifesto de alguns grandes grupos, que para cá virão, certamente, para desenvolver esse projeto”, disse Alberto Pinto Coelho. Segundo o governador, a expectativa é que o projeto atraia cerca de R$ 400 milhões em investimentos.

Estão previstas a construção de um centro de convenções integrado ao Expominas e de um novo Parque de Exposições, remodelado e funcionalmente adequado. Em relação ao cronograma, já foram concluídos o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), a modelagem do projeto e a consulta pública. Atualmente, o projeto está sendo analisado pela Advocacia Geral do Estado (AGE) para ser publicada a licitação em seguida.

“Espero que o segmento do agronegócio seja mais bem atendido, tenha seu espaço também para sediar as associações da forma mais adequada e possa caminhar em parceria com o Governo de Minas para que o setor continue contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, completou o governador.

Concurso do Queijo Artesanal

Durante a solenidade, Alberto Pinto Coelho entregou o prêmio de primeiro lugar do 7º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, um dos destaques da Exposição Agropecuária. O vencedor foi o produtor José Baltazar da Silva, do município de Serra do Salitre, no Alto Paranaíba. O segundo colocado foi Wellington Carlos Viana, de Cruzeiro da Fortaleza, que recebeu o prémio das mãos do secretário deEstado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Merlo.

O secretário de Agricultura parabenizou o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), responsável pela gestão do parque de exposições, pela realização do evento, que foi aberto ao público na terça-feira passada (03/06) e termina no próximo domingo (08/06), com entrada franca.  André Merlo destacou que, apenas no ano passado, o Governo de Minas investiu cerca de R$ 10 milhões para a requalificação de 100 parques de exposição no Estado.

“As feiras agropecuárias são uma tradição em Minas Gerais e contribuem para o desenvolvimento do agronegócio, ao trazer a público o que há de melhor em termos de plantel, desenvolvimento de pesquisa e produtividade”, disse.

Exposição Estadual Agropecuária reúne, neste ano, cerca de 1.500 animais de 11 raças entre bovinos e equídeos // Wellington Pedro/Imprensa MG

A Exposição Estadual Agropecuária tem mais de cinco décadas de história e é um dos mais tradicionais eventos da pecuária nacional. Neste ano, está reunindo cerca de 1.500 animais de 11 raças entre bovinos de corte e leite e equídeos de propriedade de criadores de Minas e de outros estados.

Âncora do crescimento

O presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, lembrou da importância do setor para a economia brasileira. “A Agropecuária continua cumprindo seu papel de alavanca da economia, com um crescimento do PIB de 3,6% no trimestre passado, puxando o resultado de 0,2% de alta do PIB nacional, enquanto outros setores registram uma retração em suas atividades”, disse.

Também participaram da solenidade o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alceu Torres, o secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste, Raimundo Benoni Franco, o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, o presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos, e o presidente da Epamig, Marcelo Lana, entre outros.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato