Minas por Região
Copa do Mundo | Saúde

18h27min - 07 de Maio de 2014 Atualizado em 15h04min - 08 de Maio de 2014

VÍDEO: Hemominas pretende aumentar em 20% seu estoque de sangue durante a Copa do Mundo

Para garantir o incremento, a Fundação elaborou o Plano Relógio, que garante o envio de hemocomponentes do interior para Belo Horizonte

Com o objetivo de garantir a suficiência do estoque de hemocomponentes no Estado de Minas Gerais durante a Copa do Mundo de 2014, a Fundação Hemominas dará início ao Plano Relógio – estratégia que visa à ampliação da coleta voluntária de sangue em todo o Estado no período de 19 de maio a 08 de agosto. O objetivo é aumentar em 20% o estoque estratégico da Fundação Hemominas e garantir um fluxo maior em Belo Horizonte, com o envio para capital de material coletado em todas as regiões do Estado.

A média, nos hospitais de Belo Horizonte e região, é de um consumo de 6.000 bolsas de sangue por mês. O aumento previsto de 20% vai garantir 1.200 bolsas a mais, para reforçar especialmente o estoque do Hemocentro de Belo Horizonte, devido à intensificação da presença de turistas na capital antes dos jogos, durante o torneio e após o término da competição. “O grande número de turistas na capital e nas cidades próximas e o incremento no trânsito local e nas estradas mineiras podem aumentar as chances de acidentes automobilísticos e outros sinistros. Como muitos dos doadores estarão envolvidos em assistir aos jogos, poderá haver redução do número de doações (no período da Copa). É isso que pretendemos evitar. Nesse período poderemos contar, também, com a doação de sangue voluntária do turista estrangeiro”, afirmou o diretor Técnico Científico da Hemominas, Fernando Basque, durante apresentação do Plano Relógio, nesta quarta-feira (07/05).

A estratégia do Plano organiza as unidades da Fundação Hemominas em grupos com metas estabelecidas por períodos para o envio de bolsas ao Hemocentro de Belo Horizonte. No abastecimento contínuo, como num relógio, cada grupo assume o compromisso do envio das bolsas de sangue ao HBH nos períodos determinados. O desenvolvimento dessa estratégia será monitorado e acompanhado pelo Gabinete de Crise da Diretoria Técnico-Científica da Fundação Hemominas, dentro do Plano de Contingências do Estado de Minas Gerais, que identifica o risco de aumento da demanda de hemocomponentes durante a Copa do Mundo de 2014.

“Essa estratégia foi testada, com sucesso, durante a Copa das Confederações, no ano passado. As coletas de sangue intensificadas regionalmente, e por período determinado, permitem que toda a população doadora voluntária participe, sem esgotar a capacidade de oferta de hemocomponentes por doações de cidadãos de um só município. Esse ciclo é necessário visto que o sangue é perecível. Plaquetas são válidas para transfusão até cinco dias após a coleta do sangue, e as hemácias (parte vermelha do sangue) tem validade de até 42 dias após a coleta. Por isso, as doações devem ser feitas continuamente para composição dos estoques disponíveis”, explicou Fernando Basques. A apresentação contou, ainda, com a presença do vice-presidente da Fundação Hemominas, Marcus Las Casas.

A estratégia da Hemominas está alinhada com a Coordenadoria Especial da Copa do Mundo da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, que atua em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. “Na área da saúde, estamos atuando juntos na promoção de cursos e simpósios que envolvem todos os serviços ligados à assistência e proteção da população. O objetivo é unificar a linguagem dessas áreas, tais como hospitais públicos de urgência e emergência, SAMU, Corpo de Bombeiros e seus serviços de resgate, Defesa Civil e Polícia Militar. O Plano Relógio também faz parte das ações e vai contribuir para abastecer os hospitais com os hemocomponentes, quando necessário”, afirmou o coronel Wilson Chagas Cardoso, da Coordenadoria Especial da Copa da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes.

Doação de sangue

A doação de sangue é voluntária mas, para ser efetivada, depende da manutenção da saúde do doador: homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalos de 60 dias; mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalo de 90 dias entre as doações. Pessoas com mais de 60 anos, somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos, independente do sexo, e devem respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre as doações. Outras condições que também poderão impedir a doação serão avaliadas na triagem antes da doação. Mas não vale desistir. Quem não pode doar, de imediato, pode voltar em outra oportunidade. A Hemominas conta com a solidariedade de todos.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato