Minas por Região
Educação

16h24min - 10 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 16h25min

VÍDEO: Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Interessados podem se inscrever até o dia 21 de março; Minas é destaque na competição, tendo conquistado o maior número de medalhas sete vezes consecutivas

Um dos primeiros objetivos das escolas mineiras para o ano letivo 2014 começa nesta segunda-feira (10), com o início das inscrições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Líder das últimas sete edições da Olimpíada, o Estado quer manter o bom retrospecto na 10ª edição. Cientes da importância da competição para o estímulo ao estudo da Matemática, as escolas públicas já se organizam para inscrever seus alunos. As inscrições da Obmep devem ser feitas pelo site da competição . O cadastro dos alunos poderá ser feito até o dia 21 de março. Na edição do ano passado, estudantes de Minas Gerais conquistaram 9.146 menções honrosas e 1.601 medalhas, sendo 149 de outo, 253 de prata e 1.199 de bronze.

Professor de Matemática e diretor da recém-criada Escola Estadual de Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, em Varginha, Paulo César Silva, conta que já está programada uma reunião com a equipe pedagógica da escola, onde será discutida a participação da escola na competição. “Aqui na escola uma quantidade razoável de alunos já participaram da Obmep e eu como professor de Matemática sei da importância da competição. Vou fazer uma reunião com a equipe pedagógica e professores para que possamos inscrever os estudantes e motivar a participação deles na competição”, conta.

Mesmo a escola sendo nova, a aluna do 1º ano do ensino médio, Patrícia Caroline Oliveira Silva, é veterana na competição. A estudante participou das últimas duas edições da Obmep e ressalta a importância da escola inscrever seus alunos em competições que estimulam o conhecimento. “Essas competições mostram não só a capacidade dos alunos, mas também da escola. Por isso, é muito importante que a escola incentive a nossa participação”, conta.

Mais opções de estudo

As escolas que inscreverem seus alunos para a 10ª edição da Obmep têm uma fonte a mais de estudo.  No site da competição, que está de ‘cara nova’, estão disponíveis as soluções em vídeo da segunda fase da Obmep 2013 e o banco de questões de todas as edições da Olimpíada. 

Além disso, também está disponível para os estudantes, o ‘Portal da Matemática’. O espaço traz para os estudantes vídeos-aulas, exercícios interativos e outros materiais relativos aos conteúdos curriculares desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Calendário

O calendário da décima edição da Obmep contempla todas as fases da Olimpíada. Aplicados na própria escola, os testes da primeira etapa serão realizados no dia 27 de maio. Já a data limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para 2ª fase é 10 de junho.

Ainda de acordo com o calendário da competição, as provas da 2ª etapa serão realizadas no dia 13 de setembro, às 14h30, em locais a serem divulgados pela competição. A lista com os nomes dos alunos premiados está prevista para o dia 1º de dezembro.

Obmep

Os alunos que participam da Olimpíada são divididos em três níveis: alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental fazem a prova do nível 1; já os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental fazem a prova do nível 2; e os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio fazem a prova do nível 3.

A competição busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A Obmep é dividida em duas fases. Na primeira, todos os alunos inscritos pela escola fazem uma prova objetiva. A aplicação dos testes acontece na própria instituição. Já para segunda fase, a escola deve selecionar 5% do total de alunos inscritos, que são aqueles com as maiores notas. Nessa fase, os estudantes fazem prova discursiva.

A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato