Minas por Região
Governador

18h16min - 25 de Abril de 2014 Atualizado em 18h16min

VÍDEO: Minas amplia parceria com Austrália nas áreas de mineração, pesquisa e meio ambiente

Governador Alberto Pinto Coelho renovou acordo para fortalecer o intercâmbio de conhecimento entre os estados de Minas Gerais e Queensland

O governador Alberto Pinto Coelho e o vice-primeiro-ministro de Queensland, Jeff Seeney, assinaram nesta sexta-feira (25/04), no Palácio Tiradentes, memorando de entendimento que tem o objetivo de ampliar a cooperação entre os dois entes federados. Durante a solenidade de assinatura para renovar a parceria, o governador destacou que o acordo tem por prioridade o desenvolvimento de oportunidades colaborativas nos setores de mineração, pesquisa e inovação, infraestrutura, meio ambiente e agricultura.

“É mais uma oportunidade de estreitarmos os interesses comuns entre nossas comunidades, tendo como princípio nossas riquezas minerais. O intercâmbio de conhecimento implica em resultados para nossos estados, mas, mais do que isso, nos proporciona conhecer outros países, outra cultura. A competitividade, cada dia que se passa, é fator primordial para o contexto das realizações e do sucesso de cada país, de cada estado, portanto, este intercâmbio de conhecimento, certamente, redundará em resultados profícuos para ambos os estados”, afirmou Alberto Pinto Coelho.

Tanto Minas Gerais quanto o estado australiano têm forte vocação para a mineração e, por esse motivo, foi identificada a possibilidade de parceria entre as regiões. O primeiro entendimento foi assinado em 2003, para cooperação em mineração e meio ambiente.

Para Jeff Seeney, a mineração praticada no estado de Queensland e o Brasil compartilham a característica de oferecerem produtos de qualidade excepcional. A indústria da mineração, segundo ele, contribui com 13% de toda a receita do estado de Queensland. “O nosso governo está determinado e empreendendo esforços para apoiar a indústria da mineração e dar todo o suporte necessário para que essa indústria seja reconhecida internacionalmente. E esse documento que estamos ratificando reconhece todas essas iniciativas que tiveram início em 2003, que foram novamente ratificadas nos anos de 2008 e em 2013. Em virtude de todo o sucesso das assinaturas desses memorandos é que estamos aqui hoje para ratificá-lo mais uma vez, e reafirmar o nosso compromisso de crescimento mútuo”, declarou o vice-primeiro-ministro australiano.

Histórico da parceria

Em fevereiro de 2008, foi realizada a primeira aproximação entre o Governo de Minas e a Universidade de Queensland, quando uma missão liderada pelo então vice-governador Antonio Anastasia promoveu a assinatura do acordo de cooperação entre os estados. Na época, aSecretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) estabeleceu um acordo de indução de tecnologia, que culminou com a criação do Polo de Excelência em Mineração, que elegeu o estado e a Universidade de Queensland como âncoras do programa.

Em 2010, a Fapemig assinou seu primeiro acordo com a instituição australiana para a realização de projetos de pesquisa em conjunto sobre o uso da água na mineração. A iniciativa foi considerada positiva e, em 2013, as duas instituições ampliaram o acordo para outras áreas de conhecimento.

Criada em 1909, a Universidade de Queensland conta atualmente com cerca de 400 programas de graduação e com sete mil funcionários. A unidade é líder australiana em pesquisa e comercialização dos resultados científicos em produtos e serviços. Atualmente, possui 45 mil estudantes em seus quatro campi.

Relações comerciais

Entre 2003 e 2013, houve aumento de 17,8% do comércio bilateral entre Minas Gerais e Austrália. As exportações cresceram 127,2% nesse período, enquanto as importações diminuíram 6,9%. Para Minas Gerais, em 2013, a Austrália foi o 48º parceiro comercial nas exportações e o 18º nas importações. Em relação ao ranking de estados brasileiros, Minas Gerais é o segundo que mais exporta para Austrália e o quinto que mais importa.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato