Minas por Região
Governador | Ciência e Tecnologia

19h00min - 18 de Fevereiro de 2013 Atualizado em 09h19min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Ministro da Ciência e Tecnologia destaca pionerismo de Minas no lançamento da Uaitec

Afirmação foi feita na solenidade em que o governador Antonio Anastasia lançou a maior rede de educação a distância do país

O governador Antonio Anastasia lançou, nesta segunda-feira (18), na Cidade Administrativa, ao lado do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, o Programa Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). O objetivo da Uaitec é ampliar as possibilidades de qualificação profissional do cidadão, por meio do ensino a distância gratuito.

A previsão é de que, até o final de 2013, cerca de 120 polos sejam inaugurados, incluindo 84 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) já em funcionamento e que serão convertidos em Uaitec, ampliando o acesso a educação superior gratuita e de qualidade.

Anastasia assinou ainda documento de criação do “Programa Idiomas para a Cidadania” e autorizou a implantação de 120 unidades da Uaitec. As universidades federais de Alfenas (Unifal) e Viçosa (UFV) assinaram termo de adesão à Uaitec.

“Trata-se de um instrumento de ensino a distância, utilizando a estrutura de nossos CVTs e que vai permitir agregar conhecimento ao grande público. O primeiro esforço será no ensino da língua estrangeira, especialmente do inglês, para aqueles que pretendem fazer o Programa Ciência sem Fronteiras, que é um programa muito aplaudido e exitoso do governo federal”, afirmou Anastasia.

O governador e o ministro Raupp conheceram um modelo de sala de aula utilizado na Uaitec. Cada unidade conta com duas salas de educação à distância (com avançado sistema de videoconferência) padronizadas para atender 25 alunos cada uma. Serão instalados 50 laboratórios virtuais em 10 computadores e bibliotecas virtuais em outros quatro.

Durante seu pronunciamento, o ministro disse estar impressionado pelos modernos equipamentos utilizados na aula e ressaltou o pioneirismo de Minas ao aproveitar a rede de CVTs para ampliar a capacidade de disseminação do conhecimento.

“Minas é o Estado pioneiro e que está mais avançado nessa questão do ensino à distância, surgido assim, de uma rede já bastante bem distribuída, com 84 centros. Foi o Estado que melhor aproveitou essa oportunidade, criando aqui uma rede de CVTs, que não ficou restrita a isso. O Estado teve a capacidade, a iniciativa, a visão de agregar valor a essa rede. Não é um conjunto de CVTs isolados. Ele transformou isso numa rede conectada, aumentando, portanto, a capacidade de desempenhar as suas funções de escolas profissionais, e transformou em uma universidade aberta, uma universidade tecnológica e que leva à população cursos da maior importância na formação de recursos humanos do país. E as universidades vão agregar mais valor ainda a essa rede”, destacou o ministro.

Idiomas para a Cidadania

Os primeiros cursos ofertados são de idiomas (inglês, português, francês e espanhol), nos níveis básico, pré-intermediário, intermediário e avançado, e terão início neste mês, em parceria com as universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), Estadual de Montes Claros (Unimontes) e de São Paulo (USP) e o Instituto Cervantes. Serão oferecidas 30 mil vagas, numa ação do Governo de Minas para facilitar a internacionalização do Estado e habilitar os mineiros a pleitear atividades melhor remuneradas de acordo com a exigência do mercado.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, o programa representa uma nova etapa na democratização do acesso ao ensino superior.

"Temos um desafio no Brasil, que é dobrar as vagas no ensino superior apenas para atender as metas do milênio e nós só podemos atingir essa meta se usarmos o aparato da educação a distância. O Governo Federal lançou o desafio de ampliar em 600 mil o número de vagas a serem oferecidas no Brasil até 2014. Minas está saindo na frente com a rede Uaitec, por meio da qual vamos poder juntos com o governo federal e em parceria com as universidades públicas, inicialmente oferecer 30 mil vagas de cursos de línguas. E a partir do segundo semestre, com a participação de universidades públicas de Minas Gerais, que são 14 (12 federais e duas estaduais), nós estaremos oferecendo cursos de graduação e pós-graduação a distância, fazendo com que tenhamos em Minas Gerais a maior plataforma de educação a distância do país e interiorizando o acesso ao ensino superior e democratizando o acesso às vagas”, informou.

A inscrição é gratuita, aberta a alunos do ensino médio/técnico e universitários, sendo feita pelo site (www.uaitec.mg.gov.br). Cada unidade terá 300 vagas, sendo 12,5% das vagas para negros e pardos egressos da rede pública e 12,5% por alunos de escola pública, que conta com o Programa Ciência e Tecnologia na escola.

No curso de inglês intermediário está sendo criada uma plataforma avançada para facilitar também o ingresso de estudantes no programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal, com a oferta de mais 2 mil vagas.

Aluna da Uemg é homenageada

Durante a solenidade, Antonio Anastasia homenageou Priscila Ariane Loschi, aluna de Design de Produtos da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). Ela conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Superior, do 26° Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Gerdau e GE. O tema da edição 2012 foi “Inovação Tecnológica nos Esportes”. O prêmio foi entregue pela presidente Dilma Rousseff em 17 de dezembro.

“A jovem Priscila é um orgulho de nosso Estado. Ela acaba de me entregar um tecido criado e desenvolvido por ela, que já foi até patenteado e tem a capacidade de quando o corpo esquenta, o tecido esfria. Quando você, ao contrário, sente frio, o tecido esquenta. Então, é algo muito revolucionário e único”, afirmou o governador, parabenizando a jovem pela criatividade.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato