Minas por Região
Governo

16h45min - 29 de Abril de 2014 Atualizado em 16h46min

VÍDEO: Ouvidoria-Geral do Estado comemora 10 anos atendendo população na Praça Sete

OGE registrou denúncias, reclamações, sugestões e elogios sobre os serviços oferecidos pelo Governo de Minas

Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) levou, nesta terça-feira (29/04), sua ouvidoria móvel para a Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. Como parte das atividades em comemoração ao seu aniversário de 10 anos, a OGE se instalou no quarteirão da Rua Carijós, entre o Cine Brasil e as avenidas Amazonas e Afonso Pena, para registrar denúncias, reclamações, sugestões e elogios sobre os serviços oferecidos pelo Governo de Minas.

O ouvidor-geral do Estado, Fábio Caldeira, a ouvidora-geral adjunta, Mônica Coelho, e os ouvidores especializados de Polícia, Sistema Penitenciário, Educacional e da Fazenda, Patrimônio e Licitações Públicas, estiveram presentes para ouvir os anseios dos cidadãos. Noventa e cinco pessoas registraram seus anseios.

Uma delas foi a enfermeira Maria Machado Cota, que registrou manifestação pedindo atenção especial para a causa dos idosos e ressaltou a necessidade da presença do governo junto à população. "São muito importantes esses momentos em que o Estado vai até o cidadão. O presidente, o govenador, o prefeito, são todos servidores da população e eles não podem se aproximar do povo apenas na época das eleições. É necessário estarem sempre presentes para ouvir", ressaltou.

A administradora Janaína Macieira relatou que foi muito bem atendida e avaliou como positiva essa oportunidade para os que não têm tempo de realmente procurar os canais de comunicação com o Estado. A cabeleireira Patrícia Paula de Aquino Dias concordou e afirmou esperar que a ação ocorra mais vezes. Para ela, que não conhecida a Ouvidoria-Geral do Estado, a ouvidoria móvel foi uma oportunidade para conhecer as formas de comunicação com a OGE.

Cidadania ativa

Para o ouvidor-geral, Fábio Caldeira, a ação estimula a democracia real na população, que é quando o cidadão participa ativamente da administração pública. “A Ouvidoria é o principal canal para que o cidadão seja ator na elaboração e aplicação de políticas públicas. É a partir de suas manifestações que o Governo de Minas poderá identificar onde estão, de fato, suas principais necessidades, levando as melhorias necessárias e aumentando a qualidade de vida”, explicou Fábio Caldeira.

A ouvidora-geral adjunta, Mônica Coelho, ressaltou a importância de aproximar o governo dos mineiros. “Nesses 10 anos de trabalho a Ouvidoria já registra muitos avanços, mas ainda há muito a ser feito. Precisamos tornar esse canal direto de comunicação cada vez mais conhecido, para que o cidadão saiba a quem recorrer em seus momentos de necessidade e para que a atuação da Ouvidoria como ferramenta de gestão pública seja cada vez mais efetiva”. O atendimento na Praça Sete contou com a participação dos ouvidores Marcelo Costa, do Sistema Penitenciário; Rodrigo Xavier, da Polícia; Giovânio Aguiar, da Fazenda, Patrimônio e Licitações Públicas; e Guiomar Lara, da Educacional. Servidores da OGE também participaram da ação.

Comemoração

A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais completa uma década de criação e uma série de atividades está programada para comemorar o aniversário. A primeira ação comemorativa foi a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para que os jovens trabalhadores da Assprom pudessem fazer seus Títulos de Eleitor na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.

Outras duas ouvidorias móveis estão programadas para os dias 13 e 20 de maio na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. As ações comemorativas vão culminar com um seminário nos dias 27 a 30 de maio, que será realizado na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Uma mostra dos projetos divulgados pelo OGE Pedagógica também está programada para acontecer nos dias do evento no mesmo local.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato