Minas por Região
Ciência e Tecnologia

13h33min - 31 de Janeiro de 2013 Atualizado em 09h20min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Parque Tecnológico de Viçosa lança edital para seleção de novas empresas

O parque é considerado o espaço ideal para empresas de alto conteúdo tecnológico

Empreendedores interessados em instalar seu negócio em um ambiente de inovação tecnológica podem acessar o site www.centev.ufv.bre conhecer as normas para submeter novas propostas ao Parque Tecnológico de Viçosa (Tecnoparq), considerado o espaço ideal para empresas de alto conteúdo tecnológico.

O Parque Tecnológico de Viçosa foi o primeiro inaugurado em 2011 pelo Governo de Minas com a parceria da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e possui seis empresas residentes e 11 incubadas. O parque está dentro do programa de Apoio aos Parques Tecnológicos, idealizado e coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Depois de Viçosa, foram inaugurados os parques de Belo Horizonte e de Itajubá. Outros três estão em fase de projetos em Lavras, Juiz de Fora e Uberaba. A vocação de todos eles é atrair empresas focadas em tecnologia. 

Ao integrar o Tecnoparq, as novas empresas estabelecem um vínculo direto com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e passam a desfrutar das vantagens que essa relação pode oferecer — como parceria com pesquisadores renomados da UFV e o uso de laboratórios da instituição para pesquisas acadêmicas — aos empresários do parque.

Viçosa está localizada na Zona da Mata mineira a 230 km de Belo Horizonte. Sua população é estimada em 72.000 habitantes, segundo o IBGE. A Universidade Federal de Viçosa (UFV) e outras instituições de ensino superior possuem juntas cerca de 20 mil estudantes.  A UFV é considerada uma das mais importantes do Brasil.

As empresas residentes no Tecnoparq recebem apoio por meio de assessorias e consultorias específicas (jurídica, administrativa e financeira), orientando a atuação dos profissionais para o desenvolvimento de seu negócio. Essas empresas residentes ainda podem usar instalações físicas de modo compartilhado (auditórios, secretaria, salas de treinamento, auditório, salas de reunião, etc.) e recebem capacitação empresarial, bem como cursos, seminários e palestras voltadas para o aumento da competitividade e busca de novos mercados.

A transferência de tecnologia para o mercado só se torna possível por conta do acompanhamento que as empresas recebem no Parque Tecnológico de Viçosa. Com todas as orientações, elas são capazes de gerar empregos qualificados e renda para a cidade e a região.  E assim, o Tecnoparq ratifica seu papel de indutor do desenvolvimento local e regional com base no conhecimento científico.

Clique aqui para ler o edital para propostas. Para mais informações, ligue para (31) 3899-3258 ou envie email para tecnoparq@centev.ufv.br

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato