Minas por Região
Ciência e Tecnologia

19h27min - 14 de Janeiro de 2013 Atualizado em 09h21min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Pedra Azul é a primeira cidade do Vale do Jequitinhonha a inaugurar Uaitec

Durante a cerimônia, secretário Narcio Rodrigues anunciou implantação de telecentros nas escolas da rede municipal

O Governo de Minas esta promovendo a democratização do acesso ao ensino superior, através da implantação das unidades da Uaitec – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, em diversas regiões do Estado. Nessa sexta-feira (11), o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, inaugurou em Pedra Azul a 1ª unidade da Uaitec no Vale do Jequitinhonha.

”A UAITEC é a aposta do Governo de Minas nos jovens que querem através do conhecimento ajudar no desenvolvimento do país. É um projeto revolucionário porque oferece de forma padronizada o acesso à educação de qualidade em diversos municípios do Estado,” afirmou o secretário.

Maior plataforma de ensino a distância no país, a Uaitec integra a expansão da nova rede CVT no Estado. Já foram inauguradas unidades em Caeté, Uberaba, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, Santa Vitória e Ituiutaba.

Para o reitor da Universidade Estadual de Minas Gerais, Dijon Moraes, a Uaitec favorece diretamente a população. “A iniciativa aproxima a universidade da população mineira, possibilitando que os moradores do interior não precisem mais sair de seus municípios para concluir seus estudos, democratizando a educação em nível superior,” falou o reitor.

O município de Pedra Azul foi referência em educação no Vale do Jequitinhonha, a inauguração reforça esta vocação, como disse o prefeito Daniel Pires Costa. “Inaugurar a Uaitec é o sonho de qualquer governante. Hoje, com a inauguração, Pedra Azul retoma a tradição do investimento na educação de seus habitantes, buscando um caminho melhor para os jovens. Queremos qualificar nosso povo e transformar a nossa gente”.

Durante a cerimônia, o secretário Narcio Rodrigues anunciou a implantação de novos telecentros no município. “Reconhecendo o compromisso histórico que Pedra Azul tem com a educação, nos comprometemos a montar um telecentro em cada escola municipal de Pedra Azul, inclusive nas localizadas na zona rural do município,” disse o secretário.

Cursos

A partir do dia 18 de fevereiro serão ofertadas gratuitamente cerca de 32 mil vagas para cursos de idiomas (inglês, francês, espanhol e português). Posteriormente serão ofertados, em parceria com as universidades públicas do Estado, cursos de tecnólogos, graduação, e pós-graduação.

Cada unidade Uaitec é estruturada com uma sala de inclusão digital, duas salas de educação à distância com equipamentos de videoconferência e lousa interativa, laboratório vocacional, sala de professores, núcleo de atendimento empresarial e o “Espaço Memória” onde uma personalidade do município é homenageada.

Homenagem

Em Pedra Azul, o homenageado foi o multiartista Paulinho Pedra Azul. Emocionado, agradeceu a homenagem. “Muito me honra fazer parte desta festa. Acredito que todos nós somos loucos, uns pelos outros. O respeito mútuo e a vontade de querer aprender sempre são valores que aprendi em Pedra Azul e tenho a certeza que a implantação da Uaitec na cidade irá multiplicar estes ideais, entrando para a história de Pedra Azul,” afirmou o músico.

Cantor, compositor, artista plástico e escritor, Paulinho se destaca pela qualidade de sua obra e pela característica independente de seu trabalho. Paulinho, cujo nome artístico homenageia sua cidade natal, publicou 15 livros, 22 discos e entre pinturas e desenhos produziu mais de mil obras de arte.  Em 1990 criou o selo independente “Clave de Lua”, por onde lança seus discos.

O cantor já se apresentou em diversos países da Europa, Cuba e nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e homenagens. O secretário Narcio Rodrigues destacou a importância do artista mineiro “Paulinho representa o que Minas tem de melhor, o compromisso com o futuro, através da arte e da forma generosa de acolher,” disse o secretário. Em pesquisa realizada pela Associação dos Músicos, Arranjadores e Regentes (AMAR), foi reconhecido como o segundo cantor mais conhecido de Minas Gerais. 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato