Minas por Região
Agricultura | Saúde

10h45min - 23 de Janeiro de 2014 Atualizado em 10h45min

VÍDEO: Programa ajuda 1,3 milhão de estudantes a adotarem hábitos alimentares saudáveis

Este ano, 613 novas escolas serão atendidas e o programa passa a ter 1.452 instituições beneficiadas em 220 cidades

O programa Cultivar, Nutrir e Educar chega a mais 90 municípios mineiros em 2014. Com a ampliação, cerca de 840 mil estudantes de escolas públicas estaduais vão ter a oportunidade de adotar hábitos alimentares mais saudáveis, totalizando um número superior a 1,3 milhão de beneficiados. Este ano, 613 novas escolas serão atendidas e o programa passa a ter 1.452 instituições beneficiadas em 220 cidades. Os principais objetivos da iniciativa são garantir uma alimentação saudável e adequada a alunos de escolas públicas estaduais da educação básica. O cardápio para merenda dos estudantes é acompanhado por nutricionista, formado por frutas, legumes e verduras.

“Os benefícios são diversos e pulverizados. Os alunos podem se alimentar de uma merenda mais saudável, livre de agrotóxicos. O cardápio foi reformulado e existem hoje 52 opções elaboradas pelaSecretaria de Estado de Educação (SEE), com a inclusão do que não fazia parte da cultura alimentar escolar”, destaca o coordenador do Comitê Gestor de Ribeirão das Neves e diretor da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta, Joubert Bustamante.

Os produtos são fornecidos por agricultores familiares. Dessa forma, a iniciativa também promove e fortalece a produção e economia local. Todos os profissionais dos municípios contemplados podem participar e, cumprindo as exigências do programa, podem obter a habilitação sanitária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O investimento previsto para aquisição dos alimentos em 2014 é da ordem de R$ 15 milhões.

O agricultor Assis Francisco Silva começou a participar do Cultivar, Nutrir e Educar em novembro de 2013. Ele fornece frutas e legumes para escolas do município de Ribeirão das Neves e já comemora os resultados. “Tendo uma parceria com a escola é possível produzir na quantidade certa e ter esse compromisso para o ano inteiro. Este ano quero concentrar a venda para as escolas porque traz mais segurança”, planeja. Atualmente cerca de mil agricultores familiares estão aptos a fornecer os alimentos. A previsão é que esse número dobre em 2014. Eles são orientados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater).

Avaliação Nutricional

Para saber o perfil e as necessidades nutricionais de cada aluno, a equipe do programa realiza, uma vez por ano, o Chamada Nutricional nas escolas.  A avaliação aponta se os alunos estão ou não com o peso adequado para idade. Os dados referentes a 2013 indicam que 7% das crianças pesquisadas estão acima do peso e 4% com baixo peso. Em relação aos adolescentes, tanto o percentual de obesidade, quanto o de magreza correspondem a 6%. Os resultados da avaliação servem para subsidiar as políticas públicas de promoção à saúde de cada município. Além da  educação alimentar, os alunos participam de programas de educação física com orientação e acompanhamento de nutricionistas e educadores físicos.

“Estamos promovendo o trabalho conjunto da saúde e educação e esses profissionais atendem as necessidades de cada aluno, de acordo com a realidade de cada município”, destaca a coordenadora do Cultivar, Nutrir e Educar, Jaqueline Junqueira. O programa é executado pelas secretarias de Estado de Saúde, Educação e Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato