Minas por Região
Ciência e Tecnologia

19h51min - 04 de Dezembro de 2013 Atualizado em 20h32min

VÍDEO: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior destaca avanços no setor em 2013

Durante entrevista coletiva, secretário Evaldo Vilela falou, principalmente, sobre novos investimentos em inovação e sobre a ampliação de vagas no ensino superior

O secretário interino de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Vilela, participou de entrevista coletiva com a imprensa para apresentar os principais avanços do Governo de Minas, na área de ciência, tecnologia e ensino superior. A coletiva foi realizada na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e contou com a presença do presidente da instituição, Mario Neto Borges.

“Os investimentos do Governo de Minas foram para a geração de conhecimento e tecnologia para transformar em ideias inovadoras e aplicá-las na indústria mineira”, comenta Evaldo sobre os principais investimentos na área de ciência e tecnologia. O secretário afirmou que, em 2013, a Fapemig deve fechar com um investimento aproximado de R$ 350 milhões, além de outras fontes de recursos para a inovação. 

Entre os diversos projetos estratégicos apresentados, foram destacados programas para o desenvolvimento de um polo solidificado de Tecnologia da Informação na capital mineira e no Estado. Entre eles estão o MGTI 2022 para colocar Minas na vanguarda desse segmento econômico; a Cidade da Ciência e do Conhecimento, que vai conectar as diversas instituições de ensino, pesquisa e tecnologia, situadas nos bairros Cidade Nova e Horto, região Nordeste da capital mineira; os investimentos da Rede de Inovação Tecnológica (RIT), com destaque para os parques tecnológicos, inclusive a  ampliação do BH-Tec; o Sistema Mineiro de Inovação (Simi) e as incubadoras de empresas.

“É elementar o desenvolvimento de ambientes de inovação no Estado, como a ampliação do BH-Tec, que traz uma proposta inédita em edital lançado em regime de Parceria Público-Privada (PPP). Precisamos investir em espaço que desenvolvam empresas de base tecnológica em benéfico da população e temos diversos exemplos dentro do parque que comprovam isso”, afirma Evaldo.

Ensino superior amplia vagas gratuitas

Outro destaque na entrevista foi a expansão do ensino superior estadual, que passa a oferecer um número maior de vagas e o acesso gratuito a novos cursos. Com o processo de estatização das fundações vinculadas, incorporação da Fundação Helena Antipoff (FHA) e ampliação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), o número de alunos deve saltar dos atuais 5,7 mil para 18 mil estudantes. O número de cursos de graduação oferecidos saltará de 32 para 112, e o de professores subirá de 853 para 1.800.

Também foi lembrado o avanço do Ensino a Distância, por meio da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) que amplia as possibilidades de qualificação profissional do cidadão mineiro. Em 2014, a Rede deve se transformar na maior do Brasil e estará ofertando cursos de graduação e de tecnólogos.  Hoje são oferecidos cursos de idiomas e de Tecnologia da Informação.   “Estamos transformando e ampliando a rede de Centros Vocacionais Tecnológicos e dando um ‘upgrade’ em sua estrutura para utilização do projeto Uaitec. É a possibilidade real de melhoria na capacitação das pessoas, por meio de diversas meios tecnológicos”, comenta Evaldo.  

Outros projetos também foram lembrados, como a Cidade das Águas Unesco-Hidroex, em Frutal, no Triangulo Mineiro, que já tem 55% das obras executadas e será inaugurada em 2014. O complexo educacional ganhou destaque nacional e internacional, se tornando referência no desenvolvimento de pesquisas em recursos hídricos e na integração sustentável de espaços. O Centro de Categoria II poderá se transformar em Centro de Categoria I com o apoio direto da Unesco.

O Complexo Aeronáutico de Minas Gerais também foi destacado como importante proposta de diversificação da economia mineira. Os Arranjos Produtivos Locais – APLs contemplam quatro cadeias produtivas - Software, Biotecnologia, Eletroeletrônicos e Biocombustíveis, chamadas de áreas portadoras de futuro. Os Polos de Excelência, que visam à consolidação de Minas Gerais na liderança dessas áreas, inclusive no conhecimento científico e tecnológico; e os e Polos de Inovação que visam à capacitação de jovens em municípios do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, através da web 2.0, focado no empreendedorismo, por meio do projeto Teia - Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados). Os Polos de Inovação já capacitaram aproximadamente 20 mil jovens no Norte e Nordeste de Minas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato