Minas por Região
Educação

19h55min - 27 de Março de 2014 Atualizado em 19h56min

VÍDEO: Secretaria de Educação inaugura obra na Escola Estadual Caio Nelson de Sena, em BH

Mais de R$ 2 milhões foram investidos para a realização das intervenções na rede física da unidade, por onde circulam, diariamente, cerca de 500 pessoas

A comunidade do bairro Alto Caiçara, em Belo Horizonte, comemora nesta quinta-feira (27/03) mais um investimento da educação em Minas. Foi inaugurada a obra de reforma da Escola Estadual Caio Nelson de Sena. Para a realização das intervenções na rede física, aSecretaria de Estado de Educação (SEE) investiu R$ 2.025.051,31. Pelo espaço circulam diariamente quase 500 pessoas, sendo cerca de 450 alunos do ensino fundamental.

Durante a inauguração, a secretária adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires, destacou a importância da escola para a comunidade da região do Caiçara e a sua contribuição para os avanços da educação no Estado. “Aqui na escola se faz educação de qualidade e por isso a Caio Nelson de Sena tem um papel importante, nessa região, na cidade e em nosso Estado, contribuindo para que Minas tenha a melhor educação do Brasil. A partir dessa cerimônia vocês são os responsáveis pela continuidade dessa história tão bonita”, ressaltou.

A reforma geral da escola incluiu intervenções como o reforço de fundação e recuperação de estrutura do prédio; o rebaixamento e reforma de toda cantina; a substituição total das instalações elétricas e hidro sanitárias; a instalação do sistema de proteção e combate a incêndio e pânico; a instalação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas; a instalação de elevador para acessibilidade ao segundo andar; a construção de quadra poliesportiva coberta com iluminação e pintura geral.

“A escola foi completamente reformada e isso impacta no trabalho pedagógico porque traz mais tranquilidade e serenidade para a realização do nosso trabalho”, explicou o diretor da escola, Humberto Rosa de Freitas. A obra foi realizada pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG) no período de dezembro de 2012 a outubro de 2013.

Nos dois anos de execução da obra, os alunos da Escola Estadual Caio Nelson passaram a ser atendidos no prédio da Escola Estadual Odilon Behrens, no bairro Coração Eucarístico, também na capital. Como a distância entre as duas escolas é de cinco quilômetros, foi disponibilizado transporte escolar para os alunos durante o período de reforma. Desde fevereiro de 2014, os alunos já frequentam as aulas no prédio reformado da Caio Nelson de Sena.

Entre os estudantes está Stevão Samir de Lima, de 14 anos. O adolescente estudou na escola por cinco anos, mas, em 2013, foi para outra escola. Este ano, o aluno do 9º ano do ensino fundamental voltou a frequentar as aulas na escola do bairro Alto Caiçara. “Eu tinha mudado de escola, mas agora voltei e achei que ela ficou muito boa, está mais bonita. As salas de aula ficaram melhores, porque o quadro é antirreflexo. Você consegue ler o que o professor escreve de qualquer lugar da sala”, avaliou o estudante.

Nome da escola

A Escola leva o nome de Caio Nelson de Sena (1898-1963), bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Belo Horizonte, que atuou como deputado estadual e foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Caio Sena publicou um livro sobre o ex-governador João Pinheiro e se casou, em 1921, com sua filha, Amanda Pinheiro. Atualmente, a escola é uma das 212 instituições estaduais de ensino de educação básica vinculadas à Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato