Minas por Região
Governador

00h42min - 22 de Abril de 2014 Atualizado em 00h42min

VÍDEO: Sentimento de liberdade marca a entrega da Medalha da Inconfidência em Ouro Preto

Personalidades agraciadas com a comenda falam do orgulho e da importância de receber a honraria, a maior concedida pelo Estado de Minas Gerais

Um sentimento de reafirmação da liberdade tomou conta da Praça Tiradentes, em Ouro Preto, na noite desta segunda-feira (21/04), durante a entrega da Medalha da Inconfidência, comenda que homenageia o mártir Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Além da entrega da honraria, a cerimônia da 63ª edição da Medalha foi marcada também pelas comemorações dos 30 anos do movimento das Diretas Já. Neste ano, 240 personalidades mineiras e brasileiras foram agraciadas com a honraria.

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952, pelo governador Juscelino Kubitsheck, para homenagear pessoas que prestaram relevantes serviços para a promoção de Minas e do Brasil. É a maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais e entregue anualmente. Tem quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

 Homenagem ao mártir da Inconfidência

Ao chegar à Praça Tiradentes, o governador Alberto Pinto Coelho recebeu as honras militares da Guarda de Honra da Polícia Militar de Minas Gerais e passou em revista à tropa. Em homenagem a Tiradentes, Alberto e o senador Aécio Neves, orador oficial da cerimônia e que recebeu o Grande Colar, depositaram uma coroa de flores no monumento ao mártir da Inconfidência.

No acendimento da pira da liberdade, o cantor e compositor Marcus Viana cantou “Canção do Herói”, de autoria dele e que presta homenagem a Tiradentes. A tocha da liberdade foi trazida de São Lourenço pelos Cavaleiros da Inconfidência. A cavalgada foi iniciada em 23 de março, após a entrega da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço. Antes de chegarem a Ouro Preto, os cavaleiros passaram por Caxambu, Baependi, Cruzília, Carrancas, Madre de Deus de Minas, São João del-Rei, Tiradentes, Prados, Carandaí, Cristiano Otoni, Queluzito, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco.

Um coral formado por cerca de 1.500 vozes de diversas partes de Minas Gerais e regido pelo maestro Lindomar Gomes cantou o Hino Nacional Brasileiro. Acompanhado do coral e do conjunto Cantos de Minas, Marcus Viana cantou a composição “Pátria Minas”, de sua autoria, e emocionou os espectadores e agraciados ao entoar a canção que aborda a cultura mineira, o patrimônio histórico e as riquezas naturais espalhadas por todo o Estado.

Antes da solenidade, o cantor e compositor Marcus Viana falou sobre o papel da cerimônia para homenagear e reafirmar a importância de Tiradentes não só em Minas Gerais, mas em todo o Brasil. “O Brasil é um país carente de heróis e Joaquim José da Silva Xavier, nosso querido Tiradentes, é um dos poucos. Ouso dizer que ele é o maior herói nacional. Ele não negou seu envolvimento na conjuração e encarou tudo até o fim. Se fomos ler a história dele, vamos encontrar uma pessoa de peso, um guerreiro”, ressaltou o artista.

O evento também contou com apresentação comemorativa dos 30 anos das “Diretas Já”.  Composições de integrantes do Clube da Esquina, como Coração Civil, Coração de Estudante, Bailes da Vida, Nenhum Mistério, Quem sabe isso quer dizer amor e Para Lennon e McCartney foram cantadas pelo coral, acompanhadas de projeções de imagens da mobilização de 1984.

Honra para os agraciados

Ao ser condecorada com a Grande Medalha, a presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Norma Angélica Reis Cavalcanti, também destacou a importância de receber a medalha não só como cidadã, mas principalmente como integrante do Ministério Público. “É uma condecoração que só de trazer em seu nome a Inconfidência Mineira é de suma importância para o Ministério Público brasileiro, que luta e lutará sempre pelo Estado Democrático de Direito. Essa medalha representa a luta pela liberdade, por dias melhores, por um país melhor”, enfatizou.  

O presidente da Academia Mineira de Letras, o mineiro Olavo Celso Romano, também falou sobre o papel da honraria. “A Inconfidência, Tiradentes, Ouro Preto, é a grande síntese de Minas, da liberdade, das grandes lutas e hoje, aqui, me sinto mais honrado ainda em estar recebendo esta medalha”, destacou.  

O deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) falou sobre o papel de Minas Gerais e sobre a satisfação em ser homenageado com a Grande Medalha. “Minas Gerais é o berço da independência e da liberdade no Brasil. Estar aqui e merecer esta homenagem é algo que multiplica a minha vontade de trabalhar pelo Brasil. Minas é o berço da história do país, ao longo não só da Inconfidência, mas depois de uma série de momentos históricos também. Nesse momento que o Brasil precisa ainda de um projeto nacional para se afirmar com autossuficiência, a questão da independência está permanentemente colocada”, concluiu o deputado.

Clique aqui e confira a lista das personalidades agraciadas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato