Minas por Região
Trabalho / Social | Saúde

08h00min - 18 de Abril de 2014 Atualizado em 17h21min - 15 de Abril de 2014

VÍDEO: Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento é inaugurada no Hospital Júlia Kubitschek

Em Minas, 14 maternidades já possibilitam o registro dos recém-nascidos no próprio hospital. Ainda no primeiro semestre, 35 maternidades oferecerão serviço

As crianças nascidas no Hospital Júlia Kubitschek (HJK), da rede Fhemig, já podem obter sua certidão de nascimento na própria maternidade: foi inaugurada uma Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento (UI) no local, com o objetivo de trazer mais facilidade aos pais no procedimento de registro do recém-nascido. A iniciativa é fruto do convênio entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A Maternidade do HJK é a 14ª a receber a Unidade Interligada em Minas Gerais e passa a fazer parte da rede estadual, cuja finalidade é assegurar os direitos humanos das crianças e reduzir os indicadores de subregistro no Estado.

A coordenadora especial da Política Pró-Criança e Adolescente da SEDESE, Eliane Quaresma, explica como surgiu o projeto. “A realização dessa ideia se deu por meio de uma articulação entre a SEDESE, Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais e o Sindicato dos Oficiais do Registro Civil. A meta é erradicar o subregistro por meio da implantação das UI’s no nascedouro e garantir à população o pleno acesso aos direitos humanos para que toda a criança receba certidão de nascimento antes da alta hospitalar. O projeto piloto foi inaugurado em julho do ano passado e irá contemplar 35 unidades Belo Horizonte, municípios da Grande BH e região do semiárido em breve. Hoje, a criança que nasce em um desses hospitais já nasce uma criança cidadã. Desde julho, já realizamos a emissão de quase 6.000 certidões de nascimento”, afirma.

Para a diretora do HJK, Inessa Bonomi, a UI do HJK irá facilitar a vida dos usuários da Maternidade. “Com a Unidade Interligada ao Cartório do Barreiro dentro do hospital, os pais não mais precisam se deslocar para realizar o registro de seus filhos. A Certidão de Nascimento é um documento fundamental para todos os brasileiros e a nossa UI contribuirá para diminuir a subnotificação existente no país”, disse.

A gerente da Maternidade do HJK, Raquel Pinheiro Tavares, destaca, entre os benefícios, a comodidade que a implantação da Unidade Interligada trará aos usuários. “A iniciativa traz mais tranquilidade aos pais, que já saem com a certidão, cuja gratuidade é um direito garantido por lei. Por falta de conhecimento, muita gente atrasa ou deixa de registrar a criança, o que gera problemas para família, como desvinculação de programas sociais, entre outros. O procedimento de registro na UI leva, no máximo, 15 minutos”, afirma.

A Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento do HJK funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Para realizar o registro, os pais devem apresentar RG, comprovante de residência e declaração de nascido vivo, emitida pelo hospital. Todo o processo é feito on-line e a impressão da certidão ocorre nos próprios hospitais.

Pais satisfeitos

João Francisco Gonçalves Campos foi o primeiro recém-nascido registrado na Unidade Interligada do HJK. Os pais, Marcos Antônio Campos e Cleidineia Gonçalves Campos, aprovaram o projeto. “É tudo bem prático. Uma ótima iniciativa, que deve ser expandida”, disse Marcos.

Arthur Ribeiro de Moraes, filho de Gilson de Moraes Silva e Silene Ribeiro da Silva também foi registrado no HJK. “Fiquei emocionado. Eu nem sabia que era um direito ser registrado gratuitamente. Foi muito fácil e rápido”, afirma o pai.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato