Minas por Região
Saúde

08h00min - 04 de Maio de 2014 Atualizado em 17h20min - 02 de Maio de 2014

VÍDEO: Vigilância de Saúde em Minas Gerais está pronta para a Copa do Mundo

Profissionais foram treinados e equipamentos comprados para reforçar o atendimento e as pesquisas em caso de novas doenças ou contaminação química ou biológica

O Centro de Informações e Estratégias de Vigilância em Saúde (CIEVS Minas) está pronto para atender turistas, atletas e os próprios cidadãos mineiros, durante a Copa do Mundo, no caso de qualquer ocorrência diferente na área da saúde. O Centro é o responsável pelo Plano de Contingência da Vigilância em Saúde para a Copa, e vai agir em casos de contaminação por doenças que venham de outros países ou uso de armas químicas ou biológicas.

Segundo Tânia Marçal, médica do Cievs Minas, o Centro está ponto para isolar e tratar pessoas que fiquem doentes em função desses acontecimentos e para realizar um trabalho preventivo junto a outras pessoas que possam ser contaminadas.

O laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), para onde serão encaminhadas as amostras colhidas, também está sendo reforçado para a Copa. Segundo Rita Lopes Naveira, coordenadora do laboratório central, um equipamento de alta tecnologia, importado dos Estados Unidos, chega a Belo Horizonte nos próximos dias, e vai agilizar o trabalho de análise. Ela explica que, no procedimento tradicional, acontece a cultura do micro-organismo para que depois seja feita a análise, o que leva de sete a 14 dias. O novo equipamento vai permitir que isso ocorra em 24 horas.

O Cievs e a Funed se prepararam para a Copa, mas os dois órgãos realizam um trabalho constante de vigilância à saúde em Minas. As equipes do Cievs visitam qualquer município onde ocorra um surto ou epidemia de doença desconhecida e adotam medidas emergenciais e de controle, antes mesmo da identificação da fonte causadora da doença. Materiais como água, alimentos, sangue e medicamentos são encaminhados para a análise na Funed.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato