Minas por Região
Turismo

11h05min - 15 de Março de 2014 Atualizado em 12h47min

VÍDEO:Sexta edição do Salão Mineiro do Turismo começa em Belo Horizonte visando fortalecer setor

O maior evento do segmento em Minas é uma oportunidade para troca de experiências, promoção dos roteiros turísticos e preparação para a recepção de turistas na Copa

O 6º Salão Mineiro do Turismo foi aberto na manhã desta sexta-feira (14/03) com música, dança, festividade e recepção calorosa ao público presente no Minascentro. Durante a abertura do evento, que acontece até este sábado (15/03) na capital, foi realizada a entrega do certificado do Circuito Turístico do Vale do Jequitinhonha. O Circuito abrange seis municípios: Cachoeira do Pajeú, Coronel Murta, Joaíma, Pedra Azul, Monte Formoso e Jequitinhonha. Depois de certificados, os Circuitos Turísticos são envolvidos em um processo que inclui sinalização turística rodoviária, cursos de capacitação e de melhoria do serviço turístico.

Outra atração da cerimônia de abertura foi a apresentação de violão e dança do Projeto Céu e Terra. Idealizado por Wilmara Marliere, bailarina, professora e coreógrafa, o projeto já tem 22 anos de estrada e atende a mais de 60 crianças, adolescentes e adultos, sendo a maioria de deficientes visuais e auditivos, membros de famílias carentes de Belo Horizonte e região. “Devido à utilização de uma técnica única, o projeto alcança também aqueles que não têm deficiência, pois possibilita e estimula a convivência entre diferentes pessoas por meio da arte”, explica Wilmara.

Dezenas de estandes atraem a atenção do público. O espaço da Secretaria de Estado de Turismo e Esportesfoi ponto de encontro de vários representantes do setor turístico, além de autoridades municipais e estaduais. As atrações culturais também coloriram o evento nesta manhã, como o Grupo Kandoá, da Serra do Cipó.

Para o secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, o evento é fundamental para alavancar o turismo em Minas Gerais no atual contexto em que o Estado está, em contagem regressiva para receber o maior evento futebolístico do planeta. “Durante a Copa do Mundo, receberemos 120 mil turistas estrangeiros em nosso Estado, entre jornalistas, multiplicadores e prestadores de serviço. Temos uma projeção de que 1,5 milhão de turistas domésticos visitarão Minas durante o Mundial. O Salão é uma oportunidade para troca de experiências, promoção dos roteiros turísticos e de preparação para a recepção dos visitantes que virão ao nosso estado durante o evento esportivo”, disse.

Lacerda acrescentou ainda que a Copa do Mundo é a chance de posicionar Minas Gerais no cenário internacional, sendo um instrumento fundamental de promoção dos destinos turísticos mineiros. “Vamos aproveitar para mostrar a cara de Minas. Com o Mineirão reformado e considerado o melhor estádio do Brasil, segundo pesquisa do DataFolha, temos capacidade de atrair mais shows internacionais e eventos de grande porte”, diz.

Programação

A programação do 6º Salão inclui a chamada Sessão de Negócios entre operadores Braztoa e receptivos e operadores, promovida pelo Sebrae. Trata-se de uma oportunidade de aproximação das empresas demandantes e ofertantes de produtos e serviços do turismo. A Clínica Tecnológica é outra opção oferecida pela entidade com o objetivo de fornecer soluções para problemas específicos de produtos e processos das micro e pequenas empresas com interesses comuns.

No primeiro andar, o visitante terá os Espaços Vivenciais Temático dedicados a negócios, religiosidade e cultura, aventura e natureza, esportes, café e gastronomia. Os estandes darão lugar a cenários, que permitirão ao público interagir com o que há de melhor nos roteiros de Minas. No mesmo andar acontece ainda o Salão do Conhecimento com participação de nomes de destaque no cenário turístico nacional.  Temas como mercado, inovação, oportunidades e tendências do setor serão discutidos nos dois dias do evento, por meio de palestras, debates e mesas redondas .

Já o segundo andar do Minascentro vai abrigar o Salão dos Destinos que é voltado para promoção e divulgação dos produtos e roteiros turísticos das Associações dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais. Os estandes dos circuitos serão distribuídos por seis segmentos: bem-estar, rural, negócios, cultura, natureza, serras e natureza, e águas.

As agências de viagem, operadoras e receptivos turísticos do Programa Minas Recebe também estarão no local, oferecendo aos visitantes sua cartela de produtos e roteiros, promovendo o turismo no Estado e possibilitando a ampliação da presença dos receptivos locais no mercado turístico regional e nacional. Ainda no segundo andar do centro de convenções, o público poderá visitar o Salão Nossas Riquezas, destinado à apresentação das belezas de Minas, incluindo manifestações culturais, artesanato e gastronomia. No local, serão comercializados produtos típicos mineiros e haverá um espaço de convivência com quitutes mineiros, comida de boteco e cachaças de qualidade.

O evento é realizado em conjunto com o 8º Salão de Turismo da ABAV e o 2º Salão da Gastronomia Mineira. A programação completa pode ser conferida no site www.salaomineirodoturismo.com.br.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato