14h34min - 13 de Outubro de 2015 Atualizado em 15h43min

Acervo do Arquivo Público Mineiro sobre a história de Belo Horizonte vira patrimônio da humanidade

São documentos textuais, plantas de edifícios e fotos, do período de 1890 e 1903, que fazem parte do inventário da Comissão Construtora da Nova Capital

Arquivo Público Mineiro
Acervo reconhecido pela Unesco tem registros cartográficos e fotos da construção de Belo Horizonte

Plantas e fotos do Palácio da Liberdade e dos outros prédios públicos que compõem o complexo arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade estão entre os cerca de mil documentos do Arquivo Publico Mineiro (APM) reconhecidos, recentemente, como patrimônio da humanidade. Os documentos retratam a época da fundação de Belo Horizonte e foram selecionados pela Unesco para integrar o Programa Memória do Mundo (Memory of the World - MOW).

O acervo faz parte do inventário da Comissão Construtora da Nova Capital e inclui fotografias, documentos textuais e cartografias do período de 1890 a 1903.  Além de estar guardada no APM, parte da coleção também está armazenada no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e no  Museu Histórico Abílio Barreto.

Reconhecimento

Esta é a terceira vez que o Arquivo Público Mineiro, instituição mais antiga do Estado, tem um acervo reconhecido como patrimônio mundial. O APM, que completa 120 anos, em 2015, já recebeu a chancela de patrimônio mundial da humanidade com as coleções da Câmara Municipal de Ouro Preto e da Polícia Política (DOPS-MG).

Segundo o superintendente do Arquivo Público Mineiro, Thiago Veloso Vitral, as técnicas adequadas de armazenamento e de conservação dos documentos levaram o APM a obter êxito junto à Unesco.  “Só conseguimos ser contemplados no edital porque nossa coleção estava bem conservada, armazenada  e acessível ao público, pré-requisitos fundamentais do Memória do Mundo”, pontua Vitral.

Parceria

O superintendente ainda destacou a importância do conjunto documental para a preservação da memória de Minas Gerais.  “Esse acervo reúne precioso material de duas instituições arquivísticas, complementado por conteúdo museológico. É um forte elo que integra o Arquivo Público Mineiro ao Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e ao Museu Abílio Barreto”, afirma Vitral.

Já o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas Oliveira, ressalta que o acervo reafirma a vocação da capital mineira desde seu surgimento. “Nestes documentos podemos notar que Belo Horizonte nasce positivista, modernista e progressista e veio crescendo coerente a esses conceitos”, diz.

Memória do Mundo

O Programa Memória do Mundo da Unesco tem a finalidade de identificar os mais importantes documentos de registro da história mundial. Com o reconhecimento, eles passam a ter valor de patrimônio documental da humanidade, ganhando assim reconhecimento internacional.

Serviço

Para acessar o acervo fotográfico e iconográfico do inventário da Comissão de Construção da Nova Capital  basta entrar no endereço eletrônico  siaapm.cultura.mg.gov.brQuem quiser pesquisar os documentos textuais podem  ir ao Arquivo Público Mineiro, na Avenida João Pinheiro 372, bairro Funcionários, em Belo Horizonte, no horário de 9h às 17h.