10h40min - 08 de Outubro de 2015 Atualizado em 11h36min

Ações do Estado reconhecem valor cultural das bandas de música em Minas Gerais

Doação de instrumentos musicais, além de eventos no Circuito Cultural e na Cidade Administrativa mostram valorização de importante tradição mineira

Veronica Manevy/Imprensa MG
Bandas de todo o estado levam cultura à Cidade Administrativa e mantêm viva uma tradição mineira

“La Mer”, do francês Claude Debussy (1862-1918), e “O Guarani”, do brasileiro Carlos Gomes (1836-1896), foram alguns dos clássicos interpretados pela Banda de Música São Vicente de Paulo, na tarde de quinta-feira (7/10), na Cidade Administrativa de Minas Gerais. A corporação, composta por cerca de 30 músicos de 8 a 60 anos de idade, saiu do município de Baldim para participar da segunda edição da série “Pra Ver a Banda Tocar”, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Intendência da Cidade Administrativa.

Esta é apenas uma das ações promovidas pelo Governo de Minas Gerais para incentivar e dar mais vida às bandas de música, uma das mais antigas tradições do estado. Além das apresentações na Cidade Administrativa, o programa Bandas de Minas cede instrumentos para as corporações musicais, por meio de edital. E para o próximo mês está programado o Encontro de Bandas, que terá programação integrada com o Circuito Cultural Praça da Liberadade.

Música nas ruas

Toda primeira quarta-feira do mês uma banda civil de diferentes regiões do Estado transforma os halls da CA em verdadeiras praças mineiras. O objetivo da ação, que  se prolonga até o fim do ano, é aliar a valorização da cultura mineira de tradição à dinamização e humanização do local de trabalho.

“Hoje, o Governo tem um papel importante na vida das corporações civis. Por meio do programa Bandas de Minas, vemos a nossa arte valorizada e podemos melhorar nossa estrutura para aumentar cada vez mais o número de envolvidos”, afirma o maestro Milton Henrique de Souza Brasil, da banda de Baldim.

O regente salientou ainda a importância do encontro de bandas, que será promovido em novembro na Praça da Liberdade pelo mesmo programa. “Diante de toda a modernidade da atualidade, precisamos levar as bandas às ruas e aos principais centros para que todos, principalmente os jovens, conheçam, possam curtir e manter essa tradição mineira”.

Pra ver a banda tocar

O investimento em atividades culturais tem permitido uma nova apropriação da Cidade Administrativa. Trata-se de antiga reivindicação dos servidores públicos, que se tornou um dos principais compromissos do Governo de Minas Gerais a partir de 2015. Nas próximas edições participam a Corporação Musical São Sebastião de Inhaúma e a Corporação Musical Santa Cecília - primeira banda de Minas Gerais, fundada em 1899 na cidade de Mariana.

Programa Bandas de Minas

Lançado neste ano pela SEC, em parceria com a Codemig, o programa Bandas de Minas irá ceder instrumentos musicais de qualidade às corporações musicais. O edital tem o objetivo de garantir a excelência das apresentações mineiras.

Além disso, em novembro será realizado um Encontro de Bandas, que terá programação integrada com o Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Também estão previstas oficinas direcionadas aos músicos e maestros das corporações.

Outra novidade do edital deste ano é o critério de ‘Região Territorial’, que visa democratizar o acesso às bandas de todas as regiões do estado. Trata-se de uma importante diretriz de regionalização do Governo Fernando Pimentel, que consiste em estimular a produção cultural mineira por meio das políticas públicas voltadas aos 17 territórios de desenvolvimento.

Acesse editais e informações complementares em: www.programabandasdeminas.mg.gov.br