Segurança / Defesa Social

10h23min - 27 de Agosto de 2015 Atualizado em 10h19min

Ações integradas e tecnologia colocam Governador Valadares como destaque na redução de homicídios

Cidade foi a que apresentou maior queda nas estatísticas entre os grandes polos. União de forças entre as polícias e o Judiciário contribui para o resultado

Arquivo Pessoal
O chefe de Polícia Civil do 8º Departamento, Rômulo Quintino, destaca o uso de ferramentas como o WhatsApp

Governador Valadares registrou queda de 43% no número de homicídios primeiro semestre deste ano, segundo dados da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds). Nos seis primeiros meses de 2015 foram 45 mortes, e em 2014, 79. A queda deste crime na cidade foi a maior entre as cidades-polo de Minas Gerais. Na média, a região do Vale do Rio Doce apresentou decréscimo de 21% no período.

Para o delegado de Governador Valadares, Gean Vitor Fanti, a resposta rápida da polícia nas investigações é uma das táticas que têm contribuído para o combate ao crime no município. “Temos intensificado a apuração dos homicídios nas primeiras 48 horas da ocorrência, o que tem resultado em um número maior de prisões de suspeitos e diminuição da sensação de impunidade. Isso em si é um inibidor do crime”, afirma o delegado.

O chefe de Policia Civil do 8ª Departamento, Rômulo Quintino da Silva, acrescenta outras medidas que ajudam na queda do número de homicídios consumados na região, além da priorização no andamento dos inquéritos e a identificação imediata do autor do crime. São utilizadas ferramentas como o WhatsApp, onde a foto dos suspeitos é divulgada para os policiais em campo. “Nossas ações sempre são feitas de forma conjunta com as forças de segurança pública da região”, observa o delegado Rômulo Quintino da Silva.

Monitoramento

Já o comandante da 8ª Região de Polícia Militar, coronel Wesley Barbosa, responsável pelo policiamento em 58 municípios do Vale do Rio Doce, ressalta que o trabalho integrado das polícias Civil e Militar, em conjunto com o Ministério Público e o Poder Judiciário, tem sido fundamental para redução da criminalidade.

Além das operações “Presença”, cumprimentos de mandados de busca e apreensão, o comandante enfatiza as ações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na identificação e prisão de suspeitos de crimes violentos investigados pelo Ministério Público.

A atuação preventiva da Polícia Militar na região também tem como base o monitoramento das áreas de maior incidência de crimes. “O levantamento diário das ocorrências, com localização e horário, nos dá condições de fazermos um planejamento qualificado das nossas ações e operações”, ressalta o coronel Wesley.

Transparência

A Seds disponibiliza dados de criminalidade em todo estado, por cidades e regiões em sua página. Para obter outras informações, basta pesquisar no site www.seds.mg.gov.br, em integração/estatísticas.