18h57min - 21 de Outubro de 2009 Atualizado em 18h01min - 23 de Junho de 2013

Aécio assina parceria para beneficiar cidades históricas

O governador Aécio Neves participou, em Ouro Preto, ao lado do presidente Lula, do lançamento do PAC das Cidades Históricas, do qual o Governo de Minas é parceiro do governo federal para promover a recuperação e a revitalização do patrimônio histórico e artístico desses municípios.

OURO PRETO (21/10/09) O governador Aécio Neves participou, nesta quarta-feira (21), em Ouro Preto, na região Central do Estado, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas, do qual o Governo de Minas é parceiro do governo federal para promover a recuperação e a revitalização do patrimônio histórico e artístico desses municípios. Em Minas, além de Ouro Preto, serão beneficiadas Belo Horizonte, Diamantina e São João del-Rei. Na primeira fase do programa, neste ano, serão atendidos 32 municípios de todo o país, com investimentos de R$ 140 milhões.

Durante a solenidade, o governador Aécio Neves também assinou convênio entre o Governo de Minas, a Cemig, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais para substituir a fiação aérea por fiação subterrânea em 30 cidades históricas mineiras.

“O que queremos em Minas é dar exemplo de mais uma parceria, uma parceria que demonstra a maturidade da vida pública brasileira, onde há o tempo das eleições e há o tempo do trabalho. Felizmente, o tempo do trabalho em conjunto é muito mais longo, é muito mais extenso que o tempo das eleições. Prefiro saudar as parcerias extremamente importantes que aqui têm sido construídas em absolutamente todas as áreas, muitas delas com a participação do governo federal e dos municípios. E mais uma vez, nesse ato, o Iphan e a Cemig selam mais uma parceria para que, de forma exemplar, fazermos a iluminação subterrânea de toda Ouro Preto e na sequência, de outras cidades históricas de Minas Gerais”, disse Aécio Neves, em seu pronunciamento.

A Cemig já possui rede subterrânea instalada - algumas delas parcialmente - em 17 cidades, entre elas nas históricas Ouro Preto, Diamantina, São João del-Rei, Tiradentes, Mariana, Serro, Santa Bárbara, Sabará e Santa Luzia. Os outros municípios que contam com o benefício são Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia, Uberaba, Itajubá, Varginha e Nova Lima.

Em seu pronunciamento, o presidente Lula destacou que recuperar o patrimônio histórico do Brasil significa recuperar a própria história do país. Já o ministro da Cultura, Juca Ferreira, ressaltou que o desafio é integrar a preservação do patrimônio com o desenvolvimento das cidades, garantindo qualidade de vida para os moradores e atrativos para os turistas.

Estudantes

Antes da solenidade o governador, o presidente Lula e o ministro da Educação, Fernando Haddad, se reuniram com estudantes do Diretório Central da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) para discutir os problemas de déficit de moradias estudantis, bancadas pelo governo federal, na cidade.

Durante seu discurso, o governador anunciou que o Governo de Minas, através da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), em parceria com o Ministério da Educação e a Prefeitura de Ouro Preto irão construir novas moradias para os estudantes.

“Há poucos minutos atrás, assumimos um compromisso com estudantes de Ouro Preto para que o Estado de Minas, ao lado do Ministério da Educação, possa avançar garantindo mais moradias e melhores condições para os estudantes, que são a melhor marca dessa cidade, a cara mais viva e latente da nossa Ouro Preto”, disse Aécio Neves.

Também estiveram presentes à solenidade, prefeitos de cidades históricas de todo o País e ministros de Estado.

Cidades que serão atendidas pela parceria da Cemig com o Iphan

Baependi

Barão de Cocais