16h57min - 30 de Março de 2009 Atualizado em 11h00min - 29 de Junho de 2013

Aécio Neves participa de reunião dos governadores do Centro-Oeste

O governador Aécio Neves participou como convidado da reunião dos governadores do Centro-Oeste, em Brasília. Ele assinou a Carta de Brasília, que apresenta diretrizes tomadas para alavancar o desenvolvimento econômico e a participação da região nas decisões das políticas públicas.

BRASÍLIA (30/03/09) - O governador Aécio Neves participou como convidado da reunião dos governadores do Centro-Oeste, nesta segunda-feira (30), em Brasília. Ao final do encontro, ele assinou a Carta de Brasília, que apresenta as diretrizes tomadas durante o encontro pelos governadores para alavancar o desenvolvimento econômico da região e aumentar a participação do Centro-Oeste nas decisões das políticas públicas do governo federal.

Entre as decisões tomadas durante a reunião e expressas na Carta de Brasília está a ativação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), já criada pelo Congresso Nacional. Os governadores também pediram ao governo federal garantias orçamentárias para os fundos Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste e de Desenvolvimento do Centro-Oeste.

“Eu me orgulho muito de ter sido um mineiro que teve uma visão estratégica em relação ao desenvolvimento do Centro-Oeste, que foi o presidente Juscelino Kubstichek. Mas hoje, na prática, temos problemas absolutamente comuns e por isso agradeço convite do governador Arruda para participar dessa reunião. O Noroeste de Minas Gerais tem problemas climáticos, na área de escoamento da produção, de energia, na segurança comuns ao Centro-Oeste. O que estamos fazendo, a partir dessa reunião, é incorporando também as forças políticas de Minas para que possamos ter uma Sudeco forte, com fundos garantidos orçamentariamente, para que não vivemos dos nossos problemas com relações bilaterais apenas, como estamos fazendo hoje”, disse o governador, em entrevista.

Outras decisões da Carta de Brasília foram a proposta de revisão do Plano Estratégico do Centro-Oeste, que vai de 2007 a 2020, a criação de uma agenda comum para o enfrentamento da crise econômica mundial e a instituição do Fórum dos Governadores do Centro-Oeste, como canal de maior participação da região nas políticas públicas do governo federal.

“Tenho conversado com o governador Arruda sobre a questão de energia, tenho feito investimentos junto com os governadores do Distrito Federal e de Goiás na área de transporte, mas não é suficiente. O que estamos fazendo é incorporando também o Estado de Tocantins que tem as mesmas similaridades, os mesmos problemas, as mesmas demandas com os estados do Centro-Oeste. E fortalecemos com isso a Sudeco e a bancada de Minas, no Congresso Nacional, estará orientada a aprovar as medidas necessárias a garantir esses investimentos”, afirmou Aécio Neves.

Participaram da reunião os governadores do Distrito Federal, José Roberto Arruda, de Goiás, Alcides Rodrigues; os vice-governadores do Mato Grosso, Silval Barbosa, e do Mato Grosso do Sul, Murilo Zauith; e o ministro de Assuntos Estratégico, Mangabeira Unger. Assim como Aécio Neves, o governador de Tocantins, Marcelo Miranda, também participou do encontro como convidado.