Minas por Região
Governador

20h59min - 01 de Janeiro de 2007 Atualizado em 07h44min - 28 de Junho de 2013

Aécio reforça compromisso em construir novo tempo para Minas

Governador reassumiu o compromisso de construir um novo tempo para Minas. Em solenidade na Praça da Liberdade, Aécio Neves garantiu que a ética, a justiça e a responsabilidade com a aplicação dos gastos públicos permanecerão como marcas de sua nova gestão à frente do governo.

BELO HORIZONTE (01/01/07) - O governador Aécio Neves, durante cerimônia de comemoração pela posse como primeiro governador reeleito do Estado, reassumiu o compromisso de construir um novo tempo para Minas. Em solenidade que reuniu cerca de dez mil pessoas na Praça da Liberdade, nesta segunda-feira (1º), o governador garantiu que a ética, a justiça e a responsabilidade com a aplicação dos gastos públicos permanecerão como marcas de sua nova gestão à frente do Governo de Minas. As milhares de pessoas que acompanharam a solenidade na Praça da Liberdade assistiram a uma cerimônia ousada e inovadora, ao som do dobrar de sinos da Catedral de Nossa Senhora do Pilar, de São João del-Rei, e de tambores mineiros.

“É com o olhar no infinito das nossas possibilidades que reafirmo cada um dos compromissos que nos trouxeram a este momento solene. O compromisso de trabalhar até o limite das minhas forças para construir em Minas um novo tempo e uma nova sociedade. Um tempo de justiça e uma sociedade de oportunidades. O compromisso de unir montanhas e sertões, planaltos e veredas num só estado harmonioso e solidário. O compromisso de fazer da responsabilidade e da ética marcas indissociáveis das nossas ações no Governo e manter acesa as chamas do nosso amor à liberdade e do respeito ao nosso povo. É com esse olhar infinito – que não conhece barreiras nem se deixa nublar pelas dificuldades – que continuaremos trabalhando para nos aproximarmos da Minas dos nossos sonhos”, afirmou o governador, na Mensagem aos Mineiros, lida do alto da varanda principal do Palácio da Liberdade.

Liberdade

Acompanhado da família e do vice-governador eleito Antonio Augusto Anastasia, Aécio Neves discursou na mesma varanda de saudações oficiais onde, 24 anos atrás, o governador Tancredo Neves, seu avô, fez o pronunciamento como o primeiro governador eleito pelo povo. Emocionado, ele lembrou a célebre frase proferida por Tancredo no mesmo local e que entrou para a história do país.

“Com o coração tocado pela forte emoção deste momento, olhando nos olhos de cada um dos mineiros, presto a minha homenagem ao grande estadista repetindo as palavras que ainda hoje ecoam no afeto e respeito da nossa memória: 'Mineiros, o primeiro compromisso de Minas é com a liberdade'. Retomo os fundamentos desta declaração histórica, com a certeza de que o amor à liberdade continua sendo o traço essencial do espírito que anima o povo da nossa terra”, afirmou.

Emoção marca cerimônia

O pronunciamento do governador foi o ponto alto da solenidade que começou na alameda principal da Praça da Liberdade. Aécio Neves chegou à praça às 18h20. Ao desembarcar do Rolls Royce preto ano 1953, modelo Silver Whryt, acompanhado da filha Gabriela, ele foi recebido pela Companhia de Polícia de Guarda do Palácio da Liberdade. Um trompetista da Guarda executou o toque de presença, anunciando a chegada do governador, e, em seguida, o exórdio, toque militar de saudação ao Chefe de Estado.

A partir deste momento, o governador passou em revista à tropa e iniciou o percurso da Alameda Travessia. Neste momento, uma grande bandeira de Minas Gerais, de 16 metros de altura e 10 metros de largura, foi erguida entre as centenárias palmeiras da Praça da Liberdade, surpreendendo e emocionando as pessoas que foram acompanhar a solenidade.

Aécio Neves percorreu a alameda saudando o público distribuído pelos jardins da Praça da Liberdade. O governador fez todo o percurso ao som do dobrar dos sinos da matriz da Nossa Senhora do Pilar gravados especialmente para a solenidade. A gravação dos sinos foi executada simultaneamente ao refrão da música “Oh, Minas Gerais”, tocado por um trompetista da Banda de Música da Polícia Militar. Ao final da alameda, Aécio Neves relembrou atitude de Tancredo Neves ao reverenciar a bandeira de Minas Gerais.

Na Avenida Bias Fortes, em frente aos portões do Palácio da Liberdade, o governador foi recebido por um grupo de percussionistas da União dos Tambores de Minas Gerais, pela Banda de Música da Polícia Militar e policiais militares com fardamento dos Dragões da Inconfidência. Ao final de seu pronunciamento, Aécio Neves ouviu o Hino Nacional executado pela Orquestra Sinfônica e pela cantora mineira Marina Machado.

Tradições e modernidade

A religiosidade e as tradições da cultura mineira marcaram a solenidade de comemoração pela posse. A Alameda Travessia enfeitada com um tapete vermelho, cercado por duas faixas de serragem, lembrou as manifestações religiosas e artísticas das cidades históricas mineiras.

As palmeiras, envoltas em gaze branca, em contraste com o tapete vermelho, ressaltaram as cores da bandeira de Minas. Os sons dos sinos da Matriz de São João del-Rei, cidade natal do ex-presidente Tancredo Neves, marcou homenagem à religiosidade mineira, as bandas e os tambores dos 32 percussionistas da União dos Tambores de Minas, destacaram a cultura do Estado, berço de grandes talentos e manifestações populares.

Painéis eletrônicos da Praça da Mensagens, montada na Avenida Bias Fortes, em frente ao Palácio da Liberdade, criaram um ambiente de contemporaneidade à solenidade, contrastando com os elementos mais tradicionais. Centenas de mensagens enviadas pelo público ao governador Aécio Neves foram exibidas em 24 grandes painéis reforçando o contraste da mídia moderna e as manifestações populares de Minas.

Toda a solenidade foi concebida por Paulo Pederneiras, diretor artístico do Grupo Corpo, uma das mais importantes companhias de dança do mundo. Segundo ele, a relação entre as tradições dos valores mineiros e a contemporaneidade reforçam o perfil do governador Aécio Neves.

“A contemporaneidade é uma marca do governador Aécio Neves. A personalidade dele tem todos os elementos que buscamos para a solenidade. É uma figura de estado que uma projeção nacional e tem uma identidade moderna”, afirmou Pederneiras.

Confiança do povo mineiro

Em entrevista nos jardins do Palácio da Liberdade, após a solenidade, o governador ressaltou que Minas Gerais será, entre todos os estados brasileiros, o que mais vai crescer e gerar emprego e renda nos próximos quatro anos. Segundo Aécio Neves, o resultado das urnas - que lhe rendeu 77% dos votos válidos – reflete a confiança do povo mineiro em sua gestão administrativa democrática e transparente, responsável pela retomada do crescimento econômico do Estado.

“Minas se prepara para ser um Estado líder em crescimento, geração de emprego e renda, entre todos os estados brasileiros. O resultado da eleição demonstra o apoio a um trabalho sério e responsável que vem transformando Minas. Agora, com as bases já mais sólidas do Estado, permitindo um planejamento mais efetivo, eu não tenho dúvida nenhuma de que Minas vai dar um grandioso salto e nós vamos fazer aquilo que não se costuma ver em dois mandatos consecutivos. O próximo mandato vai ser melhor que o que passou”, afirmou.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato