16h45min - 09 de Outubro de 2015 Atualizado em 16h50min

Agência de Desenvolvimento do Vale do Aço aprova regimento da III Conferência Metropolitana

Assembleia, que será realizada em novembro, vai marcar a entrega do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) à população da região

A Agência de Desenvolvimento Metropolitano do Vale do Aço (ARMVA) aprovou, nesta sexta-feira (9/10), por meio do Conselho Deliberativo da RMVA, o regimento interno e o Edital de Convocação da Sociedade Sociedade Civil para a III Conferência Metropolitana. O evento, que vai ocorrer nos dias 25 e 26 de novembro, vai discutir a importância do Estatuto da Metrópole no planejamento das regiões.

O diretor-geral da Agência, Carlos Magno, apresentou a programação prévia da Conferência que será dividida em dois momentos importantes. No primeiro, serão eleitos os delegados do Conselho Deliberativo da ARMVA, representantes da sociedade civil., Já no segundo momento, haverá a entrega do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) à população.

O PDDI é um instrumento de planejamento metropolitano que vai trazer diretrizes e orientações para as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento integrado da região.  “O nosso foco é a união dos municípios e nosso objetivo, da Agência e do Conselho, é mobilizar e reunir atores políticos, população e prefeituras, para que as reivindicações metropolitanas sejam ouvidas e atendidas”, destacou o Diretor.

Neste sentido, a Conferência vai propor uma ampla reflexão sobre o Estatuto da Metrópole e suas implicações no planejamento metropolitano, uma vez que a lei fixa as diretrizes que nortearão as ações dos municípios, em parceria com os Governos Estadual e Federal, e precisa ser debatida e conhecida pela população.

Conselho Deliberativo

Durante a reunião do Conselho foi discutida, ainda, a importância do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano (FDM) e o consequente aporte dos municípios, que é imprescindível para a atuação efetiva da ARMVA e a última etapa de elaboração do PDDI, que está sendo concluída pelos técnicos dos quatro municípios da região (Ipatinga, Santana do Paraíso, Coronel Fabriciano e Timóteo).

“Fizemos um estudo detalhado das propostas apresentadas pela Unileste, parceria neste projeto, incluímos nossas propostas de maneira participativa e colaborativa e o documento final já está em fase de conclusão”, afirmou o diretor geral.