18h57min - 25 de Março de 2011 Atualizado em 11h22min - 27 de Junho de 2013

Alberto Pinto Coelho entrega Comenda da Paz Chico Xavier

UBERABA (25/03/2011) O vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, participou, nesta sexta-feira (25), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, da entrega da Comenda da Paz Chico Xavier. Onze personalidades de destaque na sociedade foram homenageadas, entre elas o empresário Olavo Machado Junior, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), e o cantor e compositor Paulinho Pedra Azul. Também foram agraciadas duas entidades assistenciais, a Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central (Hospital Dr. Helio Angotti) e a Casa de Auxílio e Fraternidade Olhos da Luz.

"Há poucas unanimidades tão absolutamente definitivas entre nós, brasileiros, como Chico Xavier, que dá nome a essa comenda. Ícone da generosidade, do desprendimento e da sabedoria, Chico está mais vivo do que nunca, e assume para nós múltiplos significados", disse Alberto Pinto Coelho, que representou o governador Antonio Anastasia na solenidade.

A Comenda da Paz Chico Xavier destina-se a homenagear pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado na promoção da paz, por meio de atividades relacionadas com pesquisas científicas, artes e cultura, campanhas pacifistas, combate à fome e a miséria, geração de emprego e renda, educação e ações para promoção da dignidade humana.

Instituída em 1999, pelo então governador Itamar Franco, a medalha é entregue anualmente em Uberaba, cidade onde o líder espírita, morto em 2002, aos 92 anos, passou parte da vida. A solenidade faz parte do encerramento das comemorações do centenário de nascimento de Chico Xavier. Natural de Pedro Leopoldo, ele nasceu em 2 de abril de 1910. Aos 49 anos, mudou-se para Uberaba, onde viveu até o falecimento.

Entre os agraciados com Comenda da Paz Chico Xavier estão, Arnaldo Rocha, Célia Maria dos Santos Pereira, os empresários Olavo Machado Junior e Geraldo Lemos Neto, as médicas Maria de Lourdes da Costa e Marlene Rossi Severino Nobre, o cantor e compositor Paulinho Pedra Azul, os professores Tomaz de Andrade Nogueira e Wilson Chaves (in memoriam), a Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central - Hospital Dr. Helio Angotti e a Casa de Auxilio e Fraternidade Olhos da Luz.

União dos povos

Para o filho do líder espiritual, Eurípedes Higino dos Reis, um dos convidados a compor a mesa, Chico Xavier deixou como legado ao mundo o trabalho em prol da união dos povos. "Ele terminou os seus dias tentando fazer uma paz entre aqueles que comandam e aqueles que são comandados, entre os necessitados e o empresariado, porque só a união de todos trará a paz no mundo", disse.

A solenidade contou com a participação do prefeito de Uberaba, Anderson Adauto; do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro; além de deputados estaduais e lideranças locais. O encerramento da entrega da Comenda da Paz foi marcada pela apresentação da Orquestra Viola de Ouro, da Fundação Cultural de Uberaba.