06h00min - 26 de Junho de 2014 Atualizado em 16h31min - 11 de Dezembro de 2014

Alberto Pinto Coelho fala sobre ações do Governo de Minas para melhorar mobilidade urbana

Conversa com o Governador destaca PPPs que viabilizarão o Rodoanel Norte e o transporte sobre trilhos até Aeroporto Internacional Tancredo Neves

Nos últimos anos, projetos do Governo do Estado de Minas Gerais melhoraram significativamente a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre os exemplos estão a ampliação da Avenida Antônio Carlos, a construção da Linha Verde e a implantação do MOVE Metropolitano em integração ao sistema de Belo Horizonte.  No programa Conversa com Governador desta semana, Alberto Pinto Coelho destaca novos projetos de mobilidade. Um deles é o VLT, o veículo leve sobre trilhos. “Recentemente, lançamos o procedimento de consulta pública, para viabilizarmos um outro modal que vem como complementaridade a essa questão da mobilidade urbana, que é o Transporte Leve Sobre Trilhos, saindo do hipercentro de Belo Horizonte e indo até o Aeroporto Internacional Tancredo Neves”, explica o governador.

Depois de entregar o novo acesso duplicado ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, com investimentos de cerca de R$ 340 milhões, o Governo de Minas anuncia, nesta quinta-feira (26/06), o lançamento do edital de licitação para a parceria público-privada (PPP) do Rodoanel Norte. A via fará a ligação entre a BR-381, na saída para Vitória, com a mesma rodovia, na saída para São Paulo, cruzando com a BR-040, na saída para Brasília, e rodovias estaduais interligando os municípios de Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim. O Rodoanel Norte terá uma extensão de 67 quilômetros. “Uma grande solução de um novo eixo de desenvolvimento metropolitano e que, naturalmente, vem para substituir o papel do atual Anel Rodoviário que se tornou uma grande avenida metropolitana”, ressalta Alberto Pinto Coelho. Os investimentos previstos são de R$ 4 bilhões para obras e desapropriações, sendo R$ 3,2 milhões por meio do parceiro privado, e R$ 800 milhões do Governo do Estado. A previsão é que as obras durem quatro anos.

Os projetos do VLT e do Rodonael Norte seguem o modelo de PPP, como a construção do Novo Mineirão e do Complexo Penitenciário de Ribeirão das Neves. “A PPP é uma modalidade em que Minas Gerais sai mais uma vez na frente, como vanguarda. E em exemplos de parcerias público-privadas, eu começaria pelo moderno Mineirão, pela MG-050, pelos presídios. Temos agora o recolhimento dos resíduos sólidos em 34 municípios da nossa capital, que é o concurso da iniciativa privada para fazer face aos investimentos públicos. Estes aportes, em princípio, seriam do Estado. Mas assim, o Estado pode se concentrar nas suas funções essenciais de saúde pública, segurança e educação", conclui Alberto.

Mensagem aos torcedores

Com a confirmação do jogo da seleção Brasileira das oitavas de final contra o Chile em Belo Horizonte no próximo sábado (28/06), Alberto Pinto Coelho aproveitou o Conversa com o Governador para deixar uma mensagem aos torcedores. “O Brasil é a vitrine do mundo nesse período da Copa e esse evento agora da Seleção Brasileira aqui em Belo Horizonte certamente vai reunir turistas estrangeiros do mundo inteiro, e desejamos de coração a vitória da nossa seleção", finaliza.

Produzido pelo Núcleo de Rádio e TV da Superintendência Central de Imprensa, o programa Conversa com o Governador estará disponível sempre às quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (HD) e poderá ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus e de forma espontânea.

Em função da Legislação Eleitoral, informamos que o programa Conversa com Governador deixará de ser exibido a partir do dia 05 de julho, até a oficialização do resultado final das eleições de 2014 pelo Tribunal Regional Eleitoral.