Minas por Região
Social | Trabalho / Social

16h06min - 04 de Dezembro de 2013 Atualizado em 16h11min

Alunos do Programa Valores de Minas encenam peça teatral sobre a história do garimpo

Espetáculo, que conta com a participação de cerca de 500 estudantes da rede pública de ensino, será encenado até o dia 8 de dezembro, no Plug Minas

Divulgação/Servas
Espetáculo teatral teve sua estreia na noite desta terça-feira e continua sendo apresentado até o dia 8
Espetáculo teatral teve sua estreia na noite desta terça-feira e continua sendo apresentado até o dia 8

O espetáculo GarimpAR estreou nesta terça-feira (03) produção dos alunos do Valores de Minas, programa do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), lançado em 2005 em parceria com o Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e foi o primeiro núcleo a inaugurar o Plug Minas, inaugurado em 2009.

A presidente do Servas, Andrea Neves, destacou a importância da iniciativa. “Esse é um programa que oferece condições para que os nossos jovens fortaleçam suas identidades e se sintam seguros e orgulhosos da sua própria capacidade transformadora para conquistar e construir seu futuro”, disse.

Em cena, cerca de 500 jovens, estudantes da rede pública de ensino contam uma fábula contemporânea, inspirada na história do garimpo. Teatro, música, dança, artes visuais, envolvendo desde a criação de figurinos, adereços e trilha sonora foram trabalhados pelos alunos, ao longo do ano, sob a supervisão dos professores.

O processo de criação do espetáculo partiu de pesquisas étnicas, culturais e históricas, realizadas pelos jovens, sobre o garimpo nas Minas Gerais, resgatando memórias como Vissungos, uma língua cantada africana e a cultura Bantu. A fábula é ambientada em Eldorado das Gerais, uma grande cidade vertical, onde, após o fim do garimpo, é praticada a exploração de ar puro. O desenrolar da trama e os personagens mostram os quatro andares da cidade vertical e as histórias dos povos que ali habitam.

Na noite de estreia, Sônia Maria Chaves, mãe de Camila Chaves, atriz no espetáculo, contou da emoção que sentiu ao assistir ao espetáculo. “Foi muito emocionante a peça e ver minha filha participando. Aliás, o programa contribuiu e muito para o crescimento da Camila e hoje, com certeza, é o ápice de todo esse trabalho”, afirmou. A aluna de circo e que também faz parte do espetáculo, Poliana Souza, disse que é indescritível fazer parte desse trabalho e que pretende continuar nessa área.

Para a mãe de Carla Lorraine, Paula Silva, a noite foi de grande emoção. “Estou muito orgulhosa desse trabalho e de tudo que o programa contribuiu para vida da minha filha”, disse. Outra jovem que participou do espetáculo como atriz, Sabrina Rodrigues, se declarou encantada com o espetáculo. “É maravilhoso poder fazer parte desta obra que representa antes de tudo um crescimento pessoal, além de muito aprendizado. Amei a adrenalina da estreia”, contou.

Valores de Minas

A cada ano, o Valores de Minas seleciona estudantes para as oficinas e experiências em artes, frequentadas em turnos diferente das suas escolas. Para participar, os jovens recebem uniforme, lanche, almoço e jantar e vale transporte para o deslocamento até o espaço próprio do programa, no Plug Minas, no bairro Horto.

O processo de criação dos espetáculos do Valores de Minas atendem a um plano pedagógico que valoriza tanto o resultado em si – a obra – quanto o processo de criação. “Da forma mais democrática, durante laboratórios coletivos de criação, todas as áreas se reúnem para apresentar suas propostas. Cada integrante tem voz ativa, transformando o espetáculo em algo ‘seu’. Os jovens são mais que atores na obra, são os verdadeiros autores”, explica a coordenadora do Valores de Minas e diretora do espetáculo, Samira Ávila. Todos participam da montagem multidisciplinar que faz parte do processo pedagógico do Núcleo, desde a definição do tema, da produção, trilha sonora, criação de figurinos e adereços.

Até 2012, o Programa apresentou oito espetáculos, elogiados pelo público e crítica, aplaudidos por cerca de 40 mil pessoas, “Delírio Barroco”, “Estrada dos Sonhos”, “Opara”, “Sempre Alegre Miguilim”, “Metrópole”, “O Herói e a Armadura”, “A Lira e o Tambor” e “Ali(ce)ia”.

Estampas exclusivas

Os alunos do Valores de Minas realizam como atividade extracurricular o Laboratório de Figurino, no qual assinam a coautoria, sob a orientação dos figurinistas Jonnatha Horta Fortes e Morgana Marla, do figurino do espetáculo.

Inovadores e ousados, os jovens criadores deste ano também têm uma novidade: eles criaram estamparias exclusivas para tecidos dos figurinos, a partir de pesquisa sobre os azulejos do artista plástico Athos Bulcão. Outra novidade é a parceria com a Criata Estamparia Digital, que abraçou a ideia e produziu e doou 240 metros de tecidos, com as seis criações dos jovens para o espetáculo GarimpAR. “Esta parceria, além de incentivar as ações do projeto Laboratório de Figurino, possibilitou um resultado estético impactante”, avalia Samira Ávila.

O Laboratório de Figurino foi criado em 2010 com o intuito de aproximar o jovem aluno do processo de criação das peças e, a partir dessa experiência, inseri-lo como co-criador de mais uma importante linguagem na construção do espetáculo. O Laboratório propõe, ainda, envolver os jovens em outros processos de criação do vestuário e, principalmente, na pesquisa relacionada à moda, arte, cultura e especificamente figurino.

Serviço: Espetáculo: “GarimpAR”

Datas: 4/12, às 20h; 5/12, às 20h; 6/12, às 20h; 7/12, às 17h e às 20h e 8/12, às 16h e às 19h.

Local: Plug Minas - Rua Santo Agostinho, 144, bairro Horto

Entrada: Um quilo de alimento não perecível

Mais informações: 3212-7655 e 2533-8400

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato