Minas por Região
Copa do Mundo

11h53min - 28 de Junho de 2014 Atualizado em 19h04min

Amuleto: das dez seleções que jogaram no Mineirão, sete estão na fase final da Copa

Argentina, Costa Rica, Colômbia, Grécia, Brasil, Bélgica e Argélia disputaram partidas no Gigante da Pampulha e seguem com chances na competição

Gil Leonardi/Imprensa MG
A Argentina, de Lionel Messi, marcou no Mineirão e garantiu vaga nas oitavas de final
A Argentina, de Lionel Messi, marcou no Mineirão e garantiu vaga nas oitavas de final

A partir deste sábado (28/06), 16 equipes iniciam a disputa da fase mais importante da Copa do Mundo: o mata-mata. Até agora, 48 confrontos já foram realizados na fase de grupos, sendo quatro deles em Belo Horizonte. Das dez seleções que jogaram no estádio Mineirão, sete garantiram a classificação para as oitavas de final. Apenas o Irã e a Inglaterra não conseguiram bons resultados na fase inicial.

O primeiro confronto no Gigante da Pampulha aconteceu no dia 14 de junho. Com as arquibancadas coloridas de amarelo, torcedores da Colômbia fizeram uma grande festa no Mineirão, e comemoraram os três gols da seleção sobre a Grécia. Classificada, a equipe colombiana enfrenta o Uruguai hoje, às 17h, no Maracanã. Já os gregos, também classificados pelo Grupo C, duelam contra a Costa Rica, no domingo (29/06), às 17h, em Recife.

No dia 17 de junho, a capital mineira recebeu a partida entre Bélgica e Argélia. Nas arquibancadas, a festa mais contagiante foi a dos argelinos, enquanto a seleção vencia a Bélgica por 1 a 0. Já no segundo tempo, belgas e brasileiros vibraram mais alto, empolgados com o placar final de 2 a 1 para os belgas. Pelo Grupo H, as duas equipes garantiram vaga nas oitavas. A Bélgica enfrenta os Estados Unidos na terça-feira (01/07), às 17h, em Salvador, enquanto a seleção da Argélia enfrenta uma das favoritas ao título, a Alemanha, na segunda-feira, 17h, em Porto Alegre.

No terceiro jogo em Belo Horizonte, no dia 21 de junho, o craque Lionel Messi levou o Mineirão à loucura após marcar o único gol da partida já no final do segundo tempo. A seleção d Argentina, classificada pelo Grupo F, venceu o Irã, por 1 a 0. A equipe comandada por Sabella enfrenta agora a Suíça, na segunda-feira (30/06), às 13h, em São Paulo. O combinado iraniano terminou em último lugar do Grupo e ficou de fora do mata-mata.

Na última terça-feira (24/06), a seleção da Inglaterra se despediu da Copa do Mundo de 2014 com um empate em 0 a 0 contra o time da Costa Rica. Mesmo já desclassificada desde o jogo contra os uruguaios, realizado na semana passada, a equipe recebeu apoio da torcida com seus cânticos a plenos pulmões das arquibancadas do estádio. Classificada para as oitavas, os torcedores costa-riquenhos também marcaram presença no último jogo da primeira fase no estádio da capital mineira.

Neste sábado (28/06), o Brasil venceu o Chile, nas oitavas de final, por 3 a 2, em decisão feita após os pênaltis. A atuação do goleiro Júlio Cesar foi decisiva na vitória da equipe de Felipão. O nome do jogador pôde ser ouvido várias vezes dentro do estádio, após momentos de apreensão dos torcedores frente à atuação do time no segundo tempo. Agora, o Brasil disputará as quartas de final na próxima semana.

Minas Gerais: casa dos classificados

Na primeira fase do Mundial, Minas Gerais foi escolhida como a casa de três seleções, Argentina, Uruguai e Chile, todas elas garantiram vaga nas oitavas de final.

O Uruguai, classificado pelo Grupo D, escolheu Sete Lagoas para ficar baseado na fase de grupos, enquanto o Chile, adversário do Brasil neste sábado, optou por treinar no Centro de Treinamento do Cruzeiro, a Toca da Raposa II.

A seleção de Messi foi a primeira a definir o local de treinamento, em novembro do ano passado. A equipe se hospedou no Centro de Treinamento do Atlético, a Cidade do Galo, em Vespasiano.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato