17h29min - 18 de Março de 2011 Atualizado em 07h47min - 28 de Junho de 2013

Anastasia destaca avanços com profissionalização da gestão

BELO HORIZONTE (18/03/11) - O governador Antonio Anastasia proferiu, nesta sexta-feira (18), em Pouso Alegre, no Sul de Minas, palestra sobre Gestão Pública para mais de mil pessoas, entre alunos, professores, autoridades jurídicas e políticas na Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). Durante a aula magna, Antonio Anastasia, professor licenciado de Direito e servidor público de carreira há 26 anos, destacou a importância da profissionalização da administração pública para garantir qualidade nos serviços públicos prestados à sociedade.

“Temos de profissionalizar a nossa gestão pública, ter meritocracia, mérito na gestão pública. É preciso ter cada vez mais princípios éticos na administração pública e, felizmente, estamos vendo que o Brasil está evoluindo muito neste tema. A modificação da consciência coletiva é muito importante nesse processo. Somente assim poderemos ter serviços públicos de qualidade”, disse o governador.

Crescimento da economia

Antonio Anastasia afirmou que o modelo de gestão adotado em Minas Gerais – iniciado com o Choque de Gestão em 2003 e consolidado com o Estado para Resultados em 2006, permitiu ao Estado alcançar o equilíbrio financeiro e superar importantes desafios, como o crescimento econômico e o desenvolvimento social. O PIB mineiro, divulgado pela Fundação João Pinheiro (FJP) nesta semana, cresceu 10,9% no ano passado, em relação a 2009, índice acima dos resultados nacional e de países como China e Índia.

“Tivemos um PIB extraordinário, de 10,9%. A balança comercial de Minas Gerais apresentou saldo de 20 bilhões em 2010. O saldo da balança do Brasil foi de 21 bilhões. De Minas sai o exemplo de uma administração pública eficiente e moderna, capaz de gerar bons serviços públicos para a sociedade. Temos a política de isonomia remuneratória do serviço público conforme o desempenho. Além do estabelecimento de metas e de produtividade em cada setor. Mas temos, sobretudo, que vincular naquilo que é o mais importante, que são os resultados das políticas públicas”, afirmou.

Avanços sociais

Os bons resultados nas contas do Estado também permitiram avanços sociais significativos como a erradicação da fome e da miséria, redução da mortalidade infantil e materna, melhoria do ensino fundamental e do atendimento à saúde, metas previstas nos Objetivos do Milênio instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e assumidos por 191 chefes de Estado para serem cumpridos até 2015.

Das sete metas pactuadas, Minas Gerais já cumpriu antecipadamente cinco delas. A antecipação levou o Estado a negociar novos objetivos com a ONU. Na semana passada, o Governo de Minas iniciou entendimentos com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para definir as metas a serem cumpridas pelo Estado nos próximos cinco anos.

Novos desafios

Durante visita à faculdade, o governador foi homenageado com o título de Professor Honoris Causa, o sétimo título concedido pela instituição em 51 anos de história. Em sua palestra, Antonio Anastasia afirmou que ainda existem muitos desafios para garantir a profissionalização da administração pública.

“Em muitos momentos, o controle do poder tornou-se mais relevante que os resultados das políticas públicas. Ainda convivemos com muita corrupção e irregularidades, aliado à cultura de improviso e amadorismo, parte de uma gestão desagregadora e ineficiente. Não estamos satisfeitos com os serviços públicos prestados, em todos os níveis de poder, por isso ainda temos muito o que melhorar”, disse.

Entre os novos desafios está a implantação da terceira etapa do Choque de Gestão, chamada de Gestão para a Cidadania, modelo que introduz o conceito de Estado em Redes com integração de diversas áreas temáticas para execução de programas e regionalização das ações governamentais, com a participação da sociedade civil.