Minas por Região
Governador

18h26min - 20 de Março de 2011 Atualizado em 07h42min - 29 de Junho de 2013

Anastasia entrega Medalha das Águas e assina decretos

SÃO LOURENÇO (20/03/11) - O governador Antonio Anastasia presidiu, neste domingo (20), em São Lourenço, no Sul de Minas, a entrega da primeira edição da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço – a Medalha das Águas. Durante a solenidade, que marcou a abertura da Semana das Águas, o governador assinou decretos criando novas unidades de conservação no Estado e instituindo o Plano Estadual de Recursos Hídricos, documento que estabelece novas ações para a preservação das águas em Minas. O governador também assinou convênios com municípios para implantação de usinas de triagem e compostagem de lixo.

“O objetivo desses decretos é termos instrumentos formais de políticas públicas para a preservação. Já temos ao longo dos últimos anos uma boa política em relação aos recursos hídricos, mas tem que ser permanentemente atualizada. Esse plano, com a participação do Poder Legislativo e da sociedade civil, é apresentado e agora regulamentado para ser implementado em parceria com os diversos autores”, afirmou o governador.

O Plano Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais é o principal instrumento para orientar a gestão das águas em Minas. Por meio deste plano serão definidos critérios para a emissão de outorgas de uso da água e desenvolvidos programas para a melhoria da quantidade e da qualidade das águas nos rios mineiros. A elaboração do plano começou em 2008 e teve um investimento de cerca de R$ 3 milhões.

Outros três decretos referem-se à criação de três unidades de conservação ambiental: Parque Estadual de Paracatu, que inclui a área de proteção especial de Santa Isabel e Espalha; Parque Estadual da Mata do Limoeiro, situado em Ipoema no município de Itabira, região da Cordilheira do Espinhaço; e Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata, segunda unidade de conservação criada no Triângulo Mineiro, que protegerá grande parte do Rio Tijuco.

O governador ainda assinou dois convênios de cooperação técnica e financeira para conclusão, ampliação e melhorias, da usina de triagem, reciclagem e compostagem de lixo dos municípios de Minduri e Seritinga.

Preservação do meio ambiente

Em seu pronunciamento, Antonio Anastasia, destacou a importância da preservação dos mananciais de Minas Gerais, estado considerado a caixa d´água do Brasil.

“Minas tem aquilo que hoje é muito importante para a humanidade: recursos hídricos. Somos a caixa d’água porque aqui nascem os principais rios do Brasil, fora os da Bacia Amazônica. Na realidade, Minas tem uma grande responsabilidade para com o Brasil, que é a manutenção desses mananciais em boa qualidade”, disse.

Durante a solenidade também foi lançado o livro “Expedição Mucuri”. Publicado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Mucuri, com o apoio do Igam e da Cemig, o livro relata a viagem exploratória que percorreu o rio e seus 17 afluentes para levantamento da situação ambiental e cultural da região.

Após ser agraciado com a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, o governador Antonio Anastasia parabenizou a iniciativa que estimula a conscientização da sociedade pela necessidade da preservação do meio ambiente.

“É fundamental que novos valores se desdobrem na sociedade para o cuidado com o meio ambiente. Isso significa as futuras gerações e o Brasil e o mundo de amanhã. Sem água, fonte primeira da vida, não podemos nada. A sociedade civil, os empresários, todos devem se empenhar à exaustão para ter essa qualidade de vida garantida no futuro. Essa medalha é muito importante pelo compromisso de cada um que aqui está. Muito mais que uma homenagem, estamos sendo convocados a uma luta pelas causas ambientais, sem as quais não podemos alcançar o desenvolvimento”, afirmou o governador.

Homenageados

A Medalha das Águas homenageou, em sua primeira edição, os cidadãos brasileiros e estrangeiros que se destacaram no incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas ao turismo, à preservação ecológica e ambiental, além do desenvolvimento socioeconômico e cultural de São Lourenço.

Entre os agraciados estavam autoridades políticas como o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Diniz Pinheiro; presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa; procurador-geral de Justiça, desembargador Alceu José Torres Marques; além de secretários de Meio Ambiente, Adriano Magalhães, e de Cultura, Eliane Parreiras, deputados federais e estaduais. O ex-procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, que preside a Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa), foi o orador oficial do evento.

Também foram condecorados o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha; o presidente da Cemig, Djalma Morais; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Renato Vieira; o chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Luis Carlos Martins; além dos cantores Flávio Venturini, Beto Guedes e o ator Marcos Frota.

O chanceler da comenda, Eugênio Ferraz, afirmou que a medalha demonstra o reconhecimento ao comprometimento da sociedade com o meio ambiente.

“O ato da entrega da medalha demonstra que não só as pessoas são agraciadas e honradas com isso, mas assumem um compromisso de defesa do meio ambiente, da cultura e do turismo do Sul de Minas, de Minas Gerais e do Brasil”, explicou.

Congresso Internacional de Educação

Em São Lourenço, o governador Antonio Anastasia participou, na manha deste domingo, do encerramento do Congresso Internacional de Educação. Ele cumprimentou os participantes e organizadores e fez um breve pronunciamento aos professores presentes. Anastasia relembrou os resultados positivos alcançados por Minas na educação, destacando a importância das políticas públicas desenvolvidas pelo Estado.

“Aqui em Minas temos muito orgulho da nossa educação pública. Hoje, Minas apresenta nos indicadores do Ideb o primeiro lugar entre a 1ª e a 4ª série e temos o terceiro lugar nas séries finais do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio. Não há nenhuma política pública que possa resgatar o Brasil da condição que tem hoje para um patamar mais avante se não for a educação. Vamos continuar nosso esforço pela educação, avançando passo a passo, de maneira responsável, para sabermos que aquela conquista está consolidada, e, assim, não permitirmos o retrocesso. O futuro do Brasil está na mão de vocês, professores. Tenho a convicção que melhores resultados ainda virão”, destacou o governador.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato