Governador

15h06min - 20 de Outubro de 2012 Atualizado em 02h11min - 01 de Julho de 2013

Anastasia participa de inauguração das obras de revitalização do Mirante do Mangabeiras

Equipamento público será uma das novas atrações turísticas de Belo Horizonte, que se prepara para sediar grandes eventos internacionais a partir do ano que vem

Renato Cobucci
Com festa e animação, Anastasia e Marcio Lacerda sobem para inaugurar o novo Mirante do Mangabeiras

O governador Antonio Anastasia, acompanhado do prefeito Marcio Lacerda, participou, neste sábado (20/10), da inauguração das obras de revitalização do Mirante do Mangabeiras, em Belo Horizonte. O espaço está integrado à estrutura do Parque das Mangabeiras, na região Centro-Sul da capital mineira. O objetivo da revitalização é proporcionar mais segurança aos visitantes e preservar a vegetação nativa.

Antonio Anastasia destacou que, com a revitalização, o mirante se torna um importante equipamento para o turismo em Belo Horizonte, uma das 12 capitais que receberão jogos da Copa do Mundo da FIFA em 2014.

“Cumprimento o prefeito Marcio Lacerda pela entrega do Mirante do Mangabeiras em excepcionais condições à população não só de Belo Horizonte e Minas Gerais, mas de todo o Brasil. Minas Gerais, em especial Belo Horizonte, terá um grande fluxo de turistas no ano que vem, com grandes eventos internacionais. Teremos, não só a Copa das Confederações, mas também a Jornada Católica Universitária e, pela primeira vez no Brasil e em Minas Gerais, o Congresso Mundial do Café. Todas essas pessoas vão fazer turismo e conhecer pontos belos e o Mirante está colocado como um equipamento de primeira grandeza”, disse o governador de Minas.

O governador Anastasia e o prefeito Marcio Lacerda fizeram o descerramento da placa inaugural, visitaram alguns pontos que tem vista privilegiada da cidade e assistiram a apresentação do coral infanto-juvenil Arco-íris, formado por alunos da Escola Municipal Senador Levindo Coelho e regido pela maestrina Morgana Brandão.

Também participam da cerimônia o secretário municipal interino de Meio Ambiente, Vasco de Oliveira Araújo, o secretário de administração regional municipal Centro-Sul, Harley Leonardo de Andrade Carvalho, o presidente interino da Fundação de Parques Municipais, Homero Brasil Filho, o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Mangabeiras, Marcelo Marinho e João Salvador Leite, representando os operários que construíram a obra.

Principais intervenções

O mirante recebeu nova iluminação, banheiros públicos, gramado e bebedouro. A área de 35.400 m² foi cercada e dois decks de madeira instalados para ampliar a área de observação. Com 125 m² cada um, os decks estão localizados em níveis diferentes, proporcionando ao visitante uma visão privilegiada da capital.

Uma rampa dá acesso ao primeiro deck e à praça, que recebeu novo passeio, jardim e 20 vagas de estacionamento para os que possuem mobilidade reduzida. O segundo deck ocupa a área da antiga Rádio Cidade. Com uma área gramada, plantas ornamentais e bancos, o mirante torna-se um ambiente propício para a contemplação e convivência.

Foi instalada portaria para o controle de entrada de visitantes. Veí¬¬culos não poderão passar pela guarita. O local será monitorado por duas câmeras de segurança ligadas à Central da Guarda Municipal e contará com o apoio da Polícia Militar. Posteriormente, serão instalados mais quatro equipamentos. O mirante estará aberto diariamente das 10h às 22h.