Governador | Governo

15h49min - 14 de Outubro de 2015 Atualizado em 11h17min - 15 de Outubro de 2015

Antônio Andrade participa de entrega de moradias populares em João Monlevade

Durante cerimônia simultânea do programa Minha Casa, Minha Vida, governador em exercício destacou a realização do sonho da casa própria para centenas de famílias

Osvaldo Afonso/Imprensa MG
Governador em exercício, Antônio Andrade, durante entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em João Monlevade

O governador de Minas Gerais em exercício, Antônio Andrade, participou nesta quarta-feira (14/10) da solenidade de entrega de 832 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em João Monlevade, Vale do Aço. O evento aconteceu simultaneamente à entrega de moradias populares pelo governo federal em outras quatro cidades do país: São Carlos (SP) - que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff -, Leme (SP), Itanhaém (SP) e Campo Formoso (BA). Foram entregues, ao todo, 3.422 unidades habitacionais.

Em João Monlevade, a solenidade no Residencial Planalto, bairro Novo Cruzeiro, foi conduzida também pela ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e pelo prefeito Teófilo Torres Duarte. O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marcelo Baião, também participou do evento.

Em seu pronunciamento, o governador em exercício afirmou que se sentia feliz em participar da realização do sonho da casa própria de centenas de famílias e enviou os cumprimentos do governador Fernando Pimentel, que está participando da Semana de Minas Gerais em Milão (Itália) à população de João Monlevade. “É uma alegria muito grande estar aqui hoje e, em nome do governador Fernando Pimentel, deixar a nossa gratidão em participar. Se não fosse o Minha Casa, Minha Vida, talvez essas pessoas beneficiadas não tivessem como realizar o sonho da casa própria. Visitei algumas das unidades e pude ver a qualidade da construção, enquanto engenheiro civil que sou”, disse, parabenizando também a presidenta Dilma Rousseff por dar continuidade ao programa habitacional, uma das bandeiras de seu governo.

Adriana e o filho Jonathan são da primeira família a receber uma casa no conjunto residencial Planalto // Osvaldo Afonso/Imprensa MGPara a auxiliar de serviços Adriana Aparecida Ferreira, dona de uma das casas visitadas por Antônio Andrade, é “um sonho, ter, pela primeira vez, uma casa própria”.

De acordo com a ministra Tereza Campello, a entrega das moradias mostra que o “Brasil não está parado”, apesar do atual momento político-econômico. “Muitas vezes, as pessoas ficam lendo o noticiário e tendo a impressão de que o país parou. Não parou. Estamos entregando casas como fizemos na semana passada, esta semana e faremos na semana que vem. Tem várias coisas acontecendo no Brasil, que têm significado mais importante ainda diante desse contexto. Estamos entregando cisternas no semiárido também. É muito importante garantir a proteção da população, ainda mais em um momento de crise, que não é crise do Brasil, é do mundo”, destacou durante entrevista.

A ministra lembrou que, com a cerimônia desta quarta-feira, chega a 2,3 milhões o número de casas populares entregues a famílias de baixa renda, por meio do Minha Casa, Minha Vida 2. “Imagina o que significa isso em um país que tem um déficit habitacional gigantesco, que há muito tempo não produzia habitação para esse perfil da população”, completou Tereza Campello.

Cada uma das 832 casas populares entregues no município mineiro foi avaliada em cerca de R$ 60 mil. Contam com cozinha, dois quartos, aquecimento solar para a água, área de serviço externa e piso de cerâmica. Os beneficiados são famílias que têm renda de até R$ 1.600. Aproximadamente 3.300 pessoas foram contempladas.

Antônio Andrade entregou as chaves da casa para Maria Quaresma de Morais. Também receberam suas moradias, durante a solenidade, Maria Sílvia Paula, que perdeu a casa em uma enchente há dois anos, Deidilaine Valadares e Rosana de Almeida.

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marcelo Baião, destacou que o Minha Casa, Minha Vida é “um sucesso, porque os moradores cuidam bem das casas”. “Façam dessas moradias seus verdadeiros lares”, completou.

Participaram da cerimônia também o deputado estadual Tito Torres, o vice-presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, vereador Carlos Gomes, prefeitos de municípios vizinhos, vereadores e representantes de movimentos populares.

Transmissão simultânea

Da cidade de São Carlos, região metropolitana de São Paulo, a presidenta Dilma Rousseff falou para as cidades de João Monlevade, Itanhaém, Leme e Campo Formoso, que o Minha Casa, Minha Vida é o programa do governo federal do qual ela tem mais orgulho. “Esse é um momento muito especial. As famílias recebem a chave da casa própria. Muitas pagavam aluguel, moravam de favor, outras moravam em habitações precárias. O sonho de terem um lar seu é o que compartilhamos hoje com todos os brasileiros”, afirmou Dilma

Ela garantiu a implementação da fase três do programa, depois que for encerrada a atual fase, que prevê a entrega de mais 1,6 milhões de habitações populares, perfazendo um total de 4,1 milhões de moradias “Vamos continuar a fazer o Minha Casa, Minha Vida. Nós estamos passando por um momento difícil, mas garanto que não vamos deixar de assegurar tanto a continuidade desta fase dois quanto a fase três”, afirmou.