Minas por Região

06h00min - 20 de Março de 2014 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Apoio do Governo do Estado impulsiona a chamada “nova economia” em Minas Gerais

No Palavra do Governador desta semana, Antonio Anastasia fala sobre as iniciativas de estímulo a empreendimentos que têm como base a inovação e a geração de conhecimento

Informática, defesa, aeronáutica, ciências da saúde, biotecnologia, processamento de dados e microeletrônica. Em Minas, estas áreas têm algo em comum: com o apoio do Governo do Estado, elas se desenvolvem em empreendimentos que estão formando a chamada nova economia.

Ao lado de áreas tradicionais, como a mineração e o agronegócio, esses segmentos marcados pela pesquisa, inovação e geração de conhecimento formam parte de uma política estadual com vistas à diversificação da matriz econômica de Minas Gerais. Este é o tema do programa Palavra do Governador desta semana.

Segundo o governador Antonio Anastasia, a SIX - mais moderna fábrica de semicondutores do Hemisfério Sul - , em construção em Ribeirão das Neves, é uma das iniciativas que já fazem parte desta transformação. “A SIX vai permitir ao Brasil ser autossuficiente, por exemplo, em chips para cartões de crédito e terá atuação em toda a América Latina. É um novo patamar da economia que estamos atingindo”, destaca o governador.

A expectativa é de que, com o passar do tempo, a SIX ajude a transformar o perfil do Vetor Norte da capital mineira, assim como a instalação da fábrica da Fiat, na década de 1970, criou um polo automobilístico próximo a Betim. “Estamos esperançosos que Ribeirão das Neves se transforme em um polo da microeletrônica”, afirma Anastasia.

O estímulo a pequenos empreendimentos voltados para a inovação também é uma das características deste projeto do Governo de Minas. Com o programa de Desenvolvimento do Ecossistema de Empreendedorismo e Startups (SEED), 80 novas companhias têm seus projetos acelerados em Belo Horizonte. “Praticamente todas as grandes empresas na área de informações, como a Google, a Apple e outras grandes companhias nasceram como startups. O SEED, que significa ‘semente’, em inglês, busca gerar um ambiente propício para estes empreendimentos crescerem em Minas”, pontua Anastasia.

Os parques tecnológicos, que unem as universidades às necessidades das empresas, o programa Reinventando o Ensino Médio e o Plug Minas, que introduzem temas de empreendedorismo aos jovens, são, ainda, iniciativas citadas pelo governador como esforços para gerar conhecimento e agregar mais valor ao produto mineiro. “É na base do empreendedorismo que fazemos uso do arrojo e da inteligência. Temos em Minas algo muito valioso, que eu sempre digo, que é nossos capital humano e a capacidade do mineiro de criar e trabalhar”, acredita Anastasia.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato